Serra Talhada recebe Fiscalização Dirigida do Crea-PE

DSCF4605.1Mais uma vez, teve início na tarde desta segunda-feira (06), a reunião preparatória onde serão discutidos os detalhes finais da Fiscalização Dirigida que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) fará, de hoje até a sexta-feira (11), nos municípios jurisdicionados pela Inspetoria Regional do Crea-PE em Serra Talhada.

Durante cinco dias, 10 fiscais, divididos em cinco equipes, irão inspecionar 22 municípios que são jurisdicionados pela Inspetoria de Serra Talhada. De acordo com a chefe de Fiscalização do Crea-PE, Daniele de Castro, o foco da ação será empreendimentos das áreas da construção civil, agronomia, indústrias, geologia, postos de combustíveis e a Transposição do Rio São Francisco.

O gerente de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, iniciou a reunião com o grupo de fiscais tratando da repercussão e dos resultados que estão sendo registrados a partir das Fiscalizações Dirigidas que têm sido feitas desde janeiro, quando do início da nova gestão do presidente Evandro Alencar à frente do Conselho. “Já é possível se observar a repercussão que as Dirigidas têm nos trazido. Só no mês de março deste ano, já tivemos o registro de 2 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, além do fato de que também estamos mostrando à sociedade que é nosso interesse garantir a segurança da população e a prestação de serviços de qualidade, por profissionais habilitados”, garantiu o gerente.

Outra informação passada para os fiscais pelo gerente, diz respeito ao trabalho que deverá ser feito a partir da aquisição do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), que, entre outras vantagens, possibilitará o atendimento ao público de forma 100% online, garantindo celeridade em todos os processos do órgão. “Teremos de trabalhar com informações consistentes para não termos problemas futuros com possíveis inconsistências no nosso banco de dados”.

Ainda DSCF4603.1sobre as ações da fiscalização, o gerente anunciou que, das Fiscalizações Dirigidas propostas pelo presidente Evandro Alencar, faltam ser realizadas a da Zona da Mata Norte e, finalmente, a de Petrolina. “Com o término dessas Dirigidas, não deixaremos de dar apoio aonde sabemos que há muita demanda”, disse Romildo, garantindo que está tentando fazer contratações de mais fiscais. “Estamos tentando contratar alguns fiscais por análise curricular. Sabemos, por exemplo, que Caruaru tem grande demanda. Na sede, já perdemos dois fiscais. Temos grande demanda e poucos agente pra fiscalizar”, disse Romildo Cavalcanti.

NOVIDADES

Com relação às novas iniciativas, Romildo anunciou, “estamos fazendo uma estatística da fiscalização. Já cadastramos mais de 2 mil postos de combustíveis. Vamos fazer o mesmo com hospitais, hotéis, indústrias de mineração, indústrias. Agora temos uma base de dados para vocês confirmarem. Para isso, irão verificar se os dados são reais, se a empresa existe e fazer registro fotográfico do empreendimento.

Outro dado importante tratado pelo gerente foi sobre a aquisição de mais três veículos para a fiscalização que serão adquiridos com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu).

Por fim, o gerente Romildo Cavalcanti anunciou como ficarão distribuídas as duplas e quais as áreas que irão fiscalizar. “Esperamos alcançar a marca de 350 vistorias até a sexta-feira”, disse, informando que a próxima Fiscalização Dirigida acontecerá a partir do dia 06 de maio, na Zona da Mata Norte do Estado.

Os municípios fiscalizados pelas equipes serão os seguintes: Ingazeira; Tuparetama; Brejinho; Betânia; Floresta; Jatobá; Nova Petrolândia; Tacaratu; Itapetin; São José do Egito; Solidão; Santa Terezinha; Tabira; Afogados da Ingazeira; Carnaíba; Flores; Iguaraci; Quixaba; Serra Talhada; Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Calumbí

Dilma Moura

ASC do Crea-PE