Representantes do Crea-PE divulgam Fiscalização em veículos de comunicação de Serra Talhada

DSCF4611Em Serra Talhada, onde participam dos trabalhos de iniciação da Fiscalização Dirigida que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), realizada de segunda-feira (06) a sexta-feira (11), o gerente de Fiscalização e a Chefe de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti e Daniele de Castro, respectivamente, participaram, juntamente com a inspetora coordenadora do Conselho no município, Roberta Meneses, de entrevistas em rádios locais na manhã desta terça-feira (07).

No início da manhã, o grupo participou do programa Tribuna Popular e Manhã Livre, ambos veiculados pela Rádio Líder FM e apresentados simultaneamente pelo radialista Francis Maia. Sempre falando em nome do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a inspetora coordenadora, Roberta Meneses, agradeceu, mais uma vez, à população a participação nas eleições para presidente do Conselho, à rádio pelo espaço concedido para falar sobre as ações do Crea-PE e em seguida esclareceu, junto com o gerente de Fiscalização, os objetivos da Fiscalização Dirigida. “Estamos com 10 fiscais divididos em cinco equipes que fiscalizarão as atividades de construção civil, agronomia, geologia, postos de abastecimento e as obras da Transposição. Ao todo serão vistoriados os 22 municípios jurisdicionados pela Inspetoria do Crea-PE em Serra Talhada”, explicou Roberta Meneses.

O gerente de fiscalização, Romildo Cavalcanti, alertou à população quanto aos perigos que podem correr quando realizam obras semDSCF4616 o acompanhamento de um profissional habilitado para a atividade. “É importante que se saiba, que a política da informalidade, utilizada por tantos de nós, nos deixa descobertos. Quando uma obra é realizada por um profissional, ele tem que fazer o registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que é um contrato de serviço, por meio do qual, em havendo qualquer problema com a obra ou outro serviço prestado, o cidadão poderá acionar tanto a justiça, quanto o próprio Crea-PE, que poderá abrir um processo ético para apurar possíveis irregularidades ou imperícias cometidas pelo profissional em questão”, esclareceu Romildo.

A inspetora Roberta Meneses lembrou também, que cabe ao Crea-PE a fiscalização de espaços onde se realizam eventos que recebem grande público. “Queremos nos colocar à disposição de todos, inclusive das prefeituras, para fiscalizarmos estruturas de palco, instalação de som, parques, arquibancadas e outras estruturas que são utilizadas nos eventos festivos realizados nos municípios. Junto com outros órgãos como Celpe, Compesa e Ministério Público faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a segurança da população e a regularização das atividades profissionais das áreas de atuação dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse Roberta Meneses.

DSCF4625Logo após os representantes do Conselho participaram do programa Sertão Notícias, da Rádio Cultura, apresentado por Anderson Tennens. Falando basicamente sobre os mesmos pontos já abordados na entrevista anterior, a inspetora Roberta Meneses, mais uma vez, se colocou, junto com toda a estrutura do Crea-PE à disposição da população. “Quero dizer, que podem nos procurar por que estamos dispostos a trabalhar por uma sociedade melhor e, para isso, não mediremos esforços”, garantiu a inspetora.

Romildo Cavalcanti também fez questão de divulgar que, por meio do portal do Crea-PE, é possível acessar a Central de Denúncia Online e informar sobre obras ou serviços irregulares que possam trazer prejuízos à população.

Em seguida, na Rádio Vila Bela, o apresentador Itamar Marcolino gravou entrevista com o grupo para veicular na quarta-feira tanto no programa Caderno 1, quanto no site da emissora.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE