Serra Talhada sedia uma das 14 inspetorias do Crea-PE

whatsapp-image-2016-12-21-at-10-15-35Serra Talhada é uma das mais importantes cidades do sertão pernambucano. Ela fica localizada a cerca de 410 quilômetros do Recife e sedia uma das 14 inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). A unidade é responsável por atender profissionais e empresas, das áreas tecnológicas dos municípios de: Betânia, Floresta, Jatobá, Nova Petrolândia, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.

A inspetoria fica localizada na rua Coronel Soares, nº 756, e conta com o auxílio e administração da engenheira civil Roberta Meneses, inspetora coordenadora; do engenheiro agrônomo Gleymerson Vieira Lima, inspetor secretário; e do técnico em eletrotécnica Alessandro Vieira dos Santos, inspetor tesoureiro. Além dos inspetores, a Inspetoria conta com o apoio da analista de processos Miralda Nogueira, do auxiliar administrativo Igor Vinícius e do agente fiscal João Diniz. A equipe faz atendimentos das 8h às 13h30, de segunda à sexta-feira.

Os atendimentos e fiscalizações realizados na região mesclam áreas como a Agronomia, Construção Civil, Eletroeletrônica e outras engenharias e áreas técnicas. O trabalho da equipe sempre prioriza a questão do meio ambiente, visando o bem comum e a segurança da sociedade. A expansão imobiliária e o comércio, de vários segmentos, são os principais responsáveis pelo aquecimento da economia local.

“Onde a nossa inspetoria alcança, buscamos sempre a união entre os profissionais envolvidos. Estamos engajados para evoluir e preparados pra receber críticas e melhorar o que for preciso. Sabemos das dificuldades que surgem, mas temos um diferencial que é a procura da melhoria”, explica a inspetora coordenadora, Roberta Meneses. “A inspetoria busca atender de forma precisa todos os profissionais, sejam eles técnicos ou de ensino superior, pois cada um têm sua importância e função específica e todos trabalham com o mesmo objetivo: o avanço social com segurança”, conclui Meneses.

O município também tem várias instituições para qualificação profissional como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Faculdade de Integração do Sertão (FIS), O Instituto Federal do Sertão (IFSertão), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), a Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira, todas as instituições oferecem diversos cursos em várias áreas fazendo com que o seguimento ganhe ainda mais força.

Pelas formações rochosas da região, o município acaba se tornando um grande atrativo para a prática de esportes radicais como escalada e rapel. Com a Caatinga, bioma exclusivo do Brasil, o município também acaba sendo cenário para turismo fotográfico, corridas de aventura, observação de pássaros e estudos científicos.

Eduardo Santos
Estagiário da ASC do Crea-PE