Home > Destaque > SIMGEO reúne especialistas renomados das Ciências Geodésicas

SIMGEO reúne especialistas renomados das Ciências Geodésicas

SIMGEO_1Entre os dias 12 e 14 de novembro, Pernambuco se transforma na capital nacional das Ciências Geodésicas. Isso porque especialistas de todo o País se encontram no V Seminário Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (SIMGEO). Realizado desde 2004 pelos professores e alunos do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE (DECart), o evento, que acontece no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), é bianual e já está consolidado como uma excelente oportunidade para a divulgação de pesquisas e atividades desenvolvidas por pesquisadores, empresas e instituições da área.

A programação está formada por palestras de pesquisadores e profissionais convidados, apresentações em formato oral e exposição de trabalhos selecionados, além de mostra de produtos e serviços de empresas com atuação nas áreas afins aos temas do evento. O  objetivo é  o de proporcionar intercâmbio técnico-científico na área das Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação entre as diferentes instituições de pesquisa e ensino do Brasil, fornecer um ambiente de interação entre empresas e usuários, para a divulgação das tecnologias mais atuais e suas aplicações nos mais diversos ramos de atividade,  e enriquecer a formação acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação na área das Ciências Geodésicas e Cartográficas no âmbito nacional.

Workshops são destaque na programação

Durante os três dias de evento, os profissionais e estudantes que estiverem no SIMGEO  poderão participar de workshops. No primeiro dia do evento, a capacitação realizada será a de Geocolaboração.  Na ocasião, a engenheira cartógrafa e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp, Arlete Maneguette. Durante o Workshop de Geocolaboração, ela compartilhará com outros educadores sua experiência como mapeadora voluntária e revisora especialista regional do Google Map Maker.

No segundo dia de Seminário, o workshop realizado será o de fotogrametria digital. Atualmente, a fotogrametria é ensinada apenas em termos teóricos, por vezes com uso apenas de um estereoscópio, quando existem disponíveis recursos dos mais simples aos bastante sofisticados para que o aluno possa praticar as operações fotogramétricas básicas tais como as orientações, a fototriangulação, a ressecção espacial, a restituição estereofotogramétrica, a geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE) e a ortorretificação.

O palestrante deste workshop será o professor doutor Jorge Nunes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele irá fazer palestra e coordenar a oficina de “fotogrametria digital”. A palestra será aberta ao público em geral, mas a oficina, que deve começar em seguida, será restrita para os professores.

Por fim, no último dia do encontro, será realizado o workshop “A formação de profissionais para a topografia moderna”. Com o objetivo de discutir os ganhos de produtividade dos métodos topográficos aliados a outras geotecnologias atuais, o treinamento é uma excelente oportunidade de transferir esse conhecimento para os profissionais de diversos níveis de formação.

A sessão contará com a participação de professores com destacada atuação a nível nacional no ensino de topografia, tanto pessoalmente, como pelas instituições que representam como, por exemplo, o professor Livre Docente da Universidade de São Paulo, Irineu da Silva, o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Markus Hasenack. As palestras abordarão a “A evolução da topografia”,  do início até as técnicas mais atuais.

Saiba  mais: V SIMGEO

Check Also

Curso on-line de Projetos Telefônicos, Internet e Antena de TV (Predial) com 30% de desconto

A empresa Paço Coworking, empresa parceira do CREA-PE, abre inscrições para o curso on-line de …