Crea-PE

Solenidade de lançamento da 76º Soea destaca o papel das Engenharias em um Brasil desenvolvido, soberano e justo

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar e os conselheiros federais titular e adjunto por Pernambuco, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho e o engenheiro mecânico, Ernando Carvalho, respectivamente, participaram na noite da quinta-feira (09), na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Tocantins (OAB), em Palmas, da prévia do que será a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 16 a 19 de setembro próximo.

Motivo de grande satisfação para o conselheiro federal por Pernambuco, geólogo Waldir Duarte da Costa Filho é que, neste ano, o selo tem, pela primeira vez e de forma definitiva, a inclusão, na logomarca do evento, um ícone que representa as geociências. “Sempre temos destacado as geociências nos discursos e nas comunicações do Confea. A Soea sempre representou as geociências, mas na logo elas não estavam contempladas”, explicou o presidente do Confea, “Agora, a logomarca abrange também a Geologia, a Meteorologia e a Geografia”, disse presidente do Federal, Joel Krüger.

 

O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas – entre profissionais, estudantes e lideranças políticas. Estima-se que, da Semana, participem cerca de 3,5 mil profissionais.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger enalteceu as profissões que integram o Sistema. ” Nossas atividades são protagonistas na cadeia produtiva. A Soea será um momento de compartilhar ideias para um futuro mais promissor e tecnológico, com um Brasil desenvolvido, um Brasil soberano, um Brasil justo para todos”. Com essas palavras, o presidente Joel Krüger, define o principal evento da área tecnológica brasileira, realizado anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. “A Soea terá como resultado subsídios que muito contribuirão no debate sobre a retomada do crescimento econômico do País. Afinal, nossas profissões são essenciais para alavancar a combalida economia brasileira”, afirmou, no lançamento do evento.

Durante a solenidade, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, disse se sentir privilegiada por receber a Soea na cidade. “A última capital planejada do século XXI foi erguida a partir de um cálculo de Engenharia, que resultou em uma cidade de homens e mulheres que sonharam juntos o Estado do Tocantins. Rodovias, pontes, vias, hospitais, escolas e toda uma infraestrutura foram construídas para interligar distâncias e oferecer conforto”, afirmou, ao contextualizar a importância das profissões do Sistema para a cidade. “Daqui 11 dias, Palmas completará 30 anos. Nosso compromisso é planejar a cidade para os próximos 30, e vocês são parte fundamental nesse processo”, completou.

Representando o governador do Estado, Mauro Carlesse, o secretário de Infraestrutura, Cidadania e Habitação do Tocantins, Renato de Assunção, colocou o governo à disposição. “É uma alegria receber a Semana da Engenharia e da Agronomia. Em nosso grupo de servidores, temos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua que têm contribuído muito para alavancar a infraestrutura e o desenvolvimento do Estado”.
O intercâmbio que a Soea promove foi ressaltado pelo presidente do Crea-TO, engenheiro civil Marcelo Costa Maia. “A Semana agregará conhecimento aos profissionais da região, e os profissionais que vierem de fora poderão conferir nos solos tocantinenses o que há de mais moderno na Engenharia”, afirmou, depois de destacar Tocantins como um relevante polo agrícola. “Desde o manejo do solo, à escolha da semente correta, à adubação. Tudo depende da Engenharia”.

 

Possibilidades de diálogo durante a Semana também foi o destaque dado pelo presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Guimarães. “É natural que a Mútua, como braço social do Sistema, aproveite esses momentos de encontro para receber sugestões, contribuições. Isso leva à evolução constante da Caixa de Assistência”, afirmou.

 

 

Já o conselheiro federal e chanceler do Mérito, engenheiro de produção e mecânico. Zerisson de Oliveira Neto, agradeceu pelo apoio na recondução do cargo e parabenizou o presidente do Crea-TO pela conquista de hospedar a Soea.

 

 

O selo da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

Durante os próximos meses, a identidade visual da 76ª Soea circulará pelas correspondências do Tocantins: trata-se do selo alusivo ao evento e do carimbo comemorativo, que todo ano são obliterados durante o lançamento da Semana. Conduzidos pelo superintendente dos Correios em Tocantins, José Luiz da Cunha Filho, Krüger, Maia e Assunção obliteraram as peças filatélicas, que, a partir de agora, passam a compor os acervos dos Correios e do Confea.

“É uma honra estar presente neste evento de tamanha envergadura”, afirmou Cunha Filho, que aproveitou para falar sobre o trabalho dos Correios, que vai além do transporte de encomendas particulares: “é fundamental para a entrega de livros didáticos em todas as escolas públicas do País.”

Primeiros inscritos
É durante a cerimônia de lançamento da Semana que vai ao ar o hotsite do evento e quando são feitas as primeiras inscrições. O presidente do Confea, Joel Krüger, foi o primeiro a se inscrever. Em seguida, os presidentes do Crea-TO e da Mútua, respectivamente, realizaram suas inscrições.

Parceria financeira – As Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia (Soea) são viabilizadas por meio de convênio firmado entre o Confea e o Crea anfitrião do evento. Neste ano, pela primeira vez, os presidentes das instituições assinaram o instrumento durante a solenidade de lançamento, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Dispositivo de honra

Além de Krüger, Ribeiro, Assunção, Maia, Guimarães e Neto, também compuseram o dispositivo de honra Bartolomé Alba Garcia, conselheiro da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto); Antonio Carlos Aragão, presidente do Crea-PB e coordenador do Colégio de Presidentes; e Gedeon Pitalunga Júnior, presidente da seccional do Tocantins da OAB

 

 

Com informações da Ascom/Confea

Skip to content