Crea-PE

Sustentável e eficaz, o Metacaulim foi tema do Terça no CREA

Na edição do Projeto Terça no CREA ocorrido na noite de ontem (27), a palestrante Verônica Paixão apresentou ao público os benefícios e aplicações do Metacaulim, uma adição mineral de alta eficácia para concretos e produtos à base de cimento Portland, considerada “viável, sustentável e econômica”.

O evento ainda contou com abertura do Presidente em exercício Fernando Lapenda, que compôs a mesa ao lado da palestrante e do Consultor Engenheiro Civil Roberto Paixão. Em seu breve discurso, Lapenda comentou a importância do projeto e ofereceu as boas vindas ao público.

Química Industrial e especialista em desenvolvimento de produtos e aplicações, Verônica Paixão dividiu com o público sua experiência profissional, que conta com um vasto currículo em empresas multinacionais. A palestrante, que acompanhou de perto as pesquisas e produção do Metacaulim numa grande mineradora, compartilhou com o auditório os detalhes com embasamento químico sobre o produto.

Além da alta performance nas obras de construção civil, a adição mineral do Metacaulim, como afirma Verônica, é uma alternativa extremamente sustentável se comparada ao cimento puro, cuja produção é responsável por cerca de 5% da emissão global de CO², contribuindo para o efeito estufa. Além disso, o Caulim, matéria-prima do Metacaulim, é abundante em território brasileiro, o que nos oferece um enorme potencial de produção.

Ao final da apresentação, Verônica abriu espaço para tirar dúvidas do público presencial e também dos profissionais e estudantes da inspetoria regional do CREA-PE em Serra Talhada, que mais uma vez acompanharam o evento por vídeo conferência e, através das redes sociais, participaram do debate.

Pular para o conteúdo