Terça no Crea realiza a sua última edição do ano falando sobre uma paixão nacional: o Maracanã

Na noite de ontem (16.12), foi transmitido pelo canal oficial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) no Youtube, a última edição do Projeto Terça no Crea em 2020. O convidado da noite foi o engenheiro Paulo Falcão Filho. Como mediador, atuou o professor Mário de Oliveira Antonino. O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar fez participação especial. O palestrante foi responsável pelo retrofit do Estádio do Maracanã.

O tema, “O desafio da reforma do Maracanã”, teve apresentação detalhada de todo o processo de estudos e obras para preparar o estádio – construído em 1950, considerado o maior do mundo na época, para a Copa das Confederações, 2013 e a Copa do Mundo 2014. O engenheiro explicou que o projeto de reforma teve início em 2010, sem grandes dificuldades, com foco no atendimento às exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) . A meta era concluir o trabalho em tempo hábil, de agosto de 2010 a abril de 2013, sem que tivesse sido feita a vistoria nas condições da marquise do sexagenário Maracanã.

O maior desafio surgiu após avaliação de vários profissionais brasileiros e estrangeiros que condenaram completamente a estrutura. A reconstrução da marquise não poderia ser feita, com projetos habituais no prazo previsto, assim a busca por alternativas foi feita em países como Holanda, Alemanha e outros.

Outra preocupação foi o gramado, a FIFA queria que fosse plantado no estádio, com a obra acontecendo, não seria possível os 90 dias necessários para crescerem. Depois de resolvida essa questão veio então uma outra que seria também de difícil solução. Sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN) e, portanto, com pouca flexibilidade para modificações, apesar da mudança da marquise um outro esforço foi feito no sentido de não descaracterizar a obra idolatrada pelos brasileiros.

Sendo em formato oval, as estruturas de concreto tinham que ser moldadas in loco já que, cada parte delas tinham alterações mínimas na forma do concreto formato para a manutenção da formatação do estádio.

Por fim, a montagem da coberta foi uma verdadeira operação de guerra: os materiais construtivos de última geração e a tecnologia nunca feita antes no Brasil, fez o trabalho com lonas que foram içadas por 230 macacos hidráulicos de uma única vez, assim foi entregue na data prevista a maior obra de recuperação do mundo.

Incentivo

De acordo com o engenheiro a grande arma contra todas as adversidades foi o estímulo e incentivo constantes para que cada um dos envolvidos, pedreiros, serventes, engenheiros encarregados, absolutamente todos vissem aquela obra com a mesma paixão que sentiam pelo estádio. “O Café com o Líder uma agenda criada com foco motivacional.” “Uma alternativa que deu muito certo. Nós convidávamos um astro do futebol que, após um café da manhã onde todos podiam falar, propor ideias e sugestões fazia palestra para os convidados naquela oportunidade”, contou o engenheiro.

A edição de final de 2020 do Terça no Crea contou com elogios dos participantes e internautas que acompanharam a programação. O Projeto foi iniciado em março de 2016 na gestão do atual presidente, Evandro Alencar, que concluirá o segundo mandato no próximo dia 31 de dezembro. O presidente deixa, não apenas o cargo, mas o legado de uma série de ações que fizeram com que o Conselho ocupasse lugar de destaque junto a entidades de classe e de ensino e mais uma série de projetos que, como o Terça no Crea foram pioneiros criados para maior integração entre profissionais, estudantes e a sociedade.