Terça no Crea trouxe ações da CPRM como destaque

As ações da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRM) na temática Geologia Marinha foi o assunto do evento Terça no Crea dessa semana, realizado na noite de ontem (07), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Com a presença da Doutora em Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hortencia Maria Barboza de Assis, a palestra iniciou-se pontualmente às 19h, com a explanação das atividades que ela exerce, nos dias atuais, como pesquisadora em geociências no Serviço Geológico do Brasil – CPRM, envolvida em projetos na área de geologia costeira, marinha, ambiental e recursos minerais.

Atualmente vem concentrando seus esforços a explicar a aplicação da tecnologia LiDAR, em áreas submersas aplicada a levantamento batimétrico, geomorfologia do fundo marinho, morfodinâmica oceânica e fáceis textural dos sedimentos. Com particular interesse na pesquisa de carbonatos biogênicos (especialmente em clastos de algas calcárias), agregados marinhos e na política de gestão de uso sustentável dos ecossistemas marinho e costeiro.

Segundo a doutora, na ilha de Fernando de Noronha foi realizado o primeiro mapeamento de materiais submersos na água, antes apenas mapeados os que se encontravam em emersão. “Foi um estudo pioneiro, onde foram coletadas amostras de rochas e sedimentos à profundidade de até 50 metros. Mapear o que está submerso, é importante não só para o conhecimento mineral, mas também para orientar as ações de conservação”, explicou a geóloga.

Outra aplicação de resultados, foi para ajudar na prevenção de catástrofes, como elevação do nível do mar. Nesses estudos realizados na ilha, foram encontrados registros de processos erosivos, resultantes da transgressão e regressão do mar. Para Hortência, conhecer a fundo a geologia do nosso ambiente será possível explicar melhor esses fenômenos e apontar medidas para lidar com o problema.

O evento encerrou com interação do público, no momento aberto a perguntas e respostas, e ao final foram sorteados alguns DVDs com os trabalhos realizados pela CPRM, aos participantes presentes.