Crea-PE

Última reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste reforça a importância da ação conjunta na Região

Encontro acontece nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, no Recife

A 6ª e última reunião do ano do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste contou com a presença de todos os presidentes dos Conselhos Nordestinos. A manhã do primeiro dia do encontro, que acontece nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, no Recife, começou com a defesa da união do Nordeste em prol da construção de um sistema mais forte e uma sociedade mais justa.

O presidente do Crea-PE e anfitrião do encontro, Adriano Lucena, deu as boas vindas a todos e todas. “Pernambuco, aliás, o Nordeste com todos os seus irmãos, de mãos dadas, podem fazer o sistema mais forte, uma sociedade mais justa, principalmente quando está irmanado numa causa. É do conhecimento de todos nós as deficiências do sistema, as demandas que chegam dos profissionais diariamente”, observa Lucena.

Na sua fala, o presidente do Crea-PE complementa: “Os profissionais querem tornar o sistema mais sério, eficiente e mais célere. Esses encontros têm esses objetivos. De coletarmos propostas para construir um sistema que todos nós desejamos. Importante lembrar que antes de presidentes, somos profissionais do sistema”.

Na sequência, a presidente do Crea-AL e presidente do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, Rosa Tenório, assumiu a coordenação do encontro. Ela também agradeceu a recepção do Crea-PE e comemorou a presença de todos os presidentes dos Conselhos nordestinos. “Uma felicidade o último encontro com todos os presidentes presentes para construirmos uma pauta forte”, ressalta Rosa Tenório.

Para este evento, Rosa Tenório destaca dois pontos importantes na pauta de discussão. “O primeiro trata sobre as rotinas e procedimentos para a fiscalização ampliada, conjunta nos nove estados do Nordeste, que é o Hotel Mais Seguro. A operação será iniciada ainda este ano. Este grande projeto de fiscalização vai dar mais segurança à sociedade e fortalecer os profissionais do Sistema Confea/Crea”, pontua a presidente do Crea-AL.

A nova Lei de Licitações é o segundo tema importante na pauta de discussão do Fórum, cujo assunto será apresentado pelo especialista trazido pelo Crea-PE, o engenheiro civil e advogado, Alberto de Barros Lima. “A gente vai ouvir e aprender sobre essa importante legislação que vai mudar a partir do próximo ano”, destaca a presidente do Crea-AL. A apresentação acontecerá na parte da tarde do primeiro dia.

Depois da abertura oficial, os gerentes de fiscalização dos Creas do Nordeste se dirigiram à outra sala para discutir a pauta comum dos Conselhos da Região. O primeiro item da pauta do Fórum já está encaminhado com os informes gerais do Creas, tratando de assuntos comuns.

 

Expectativas dos presidentes dos Creas para a reunião:

 

“Na parte da manhã, pudemos trazer pautas muito importantes, como a implantação do BIM, o Implanta, que é um sistema que é usado pela maioria dos Creas. Já começamos com questões pertinentes e saindo com algumas decisões conjuntamente de partilhar e encaminhar junto ao Confea e a Mútua nacional nossas solicitações.”
Presidente do Crea-AL, Rosa Tenório

 

 

“Hoje está iniciando o primeiro dia da última reunião anual do Fórum Nordeste aqui no Recife. As reuniões dos Fóruns Regionais acontecem em todo o país e são reuniões importantes. Eu costumo dizer que a gente consegue ter mais proveito nas reuniões dos fóruns do que no Colégio de Presidentes, que é uma reunião macro, grande. Aqui tem a troca de informação. Esse intercâmbio dos Creas do Nordeste é muito proveitoso.”

Presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija

 

“Trataremos diversos assuntos de interesses dos profissionais, entre eles o Crea Capacita, que a gente tem no estado do Ceará, onde levamos capacitação técnica de 20 cursos a todos os profissionais de forma gratuita, além de tomar decisões conjuntas para o sistema Confea/Crea.”
Presidente do Crea-CE, Emanuel Maia Mota

 

 

“Estamos reunidos na 6ª reunião do Fórum de Presidentes do Nordeste, onde tivemos uma manhã bastante produtiva. Já discutimos ações deste ABNT, Prodesu (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua), Programa Fortalece nos informes de todos os Creas onde a gente troca bastante informações. Isso é bastante interessante para o nosso sistema, que é a troca dessas experiências.”
Presidente do Crea-MA, Luis Plécio da Silva Soares

 

“Estamos participando da 6ª reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. Na avaliação do primeiro momento, temos as discussões dos problemas que afetam os nossos Creas, cada um deles, e de uma forma conjunta estamos procurando as soluções para que a gente possa evoluir e trazer o benefício a cada profissional e a cada empresa que faz parte do nosso sistema.”
Presidente do Crea-PB, Hugo Paiva

 

“É grande a alegria de receber os presidentes dos Creas do Nordeste para que a gente possa debater os problemas que os profissionais têm em relação ao Sistema (Confea/Crea) e a gente encontrar as soluções para tornar esse sistema cada vez mais ágil, mais próximo do profissional no dia a dia. Porque essa é a essência da existência do Conselho: prestar exatamente esse serviço à sociedade através de todos os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências.”
Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena

 

“Primeiro, temos que parabenizar o presidente Adriano Lucena pela recepção. Acho que é muito bom o local, adequado, sem falar na pauta do evento. Começamos hoje com os informes e tem uma série de assuntos importantes, que acredito que nós vamos conseguir sair daqui com boas propostas para o Colégio de Presidentes lá em Teresina (PI).”
Presidente do Crea-PI, Ulisses de Oliveira Filho

 

“Além de discutir os assuntos rotineiros dos nossos Creas, a gente também prepara a nossa pauta para levar para o Colégio de Presidente. É uma honra estar aqui, sendo muito bem-recebida pelo Crea Pernambuco. Que a gente tenha hoje e amanhã dois dias de grandes discussões, que levem os benefícios para os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste.”
Presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa

 

“Essa é a última reunião do Fórum dos Presidentes do Nordeste, com uma pauta agradável, mais simples que as outras, mas com profundidade nas questões. Estamos discutindo questões como o Prodesu, como minimizar as questões do Prodesu, como fazer uma prestação de contas melhor, como agilizar essa prestação de contas.”
Presidente do Crea-SE, Jorge Silveira

Pular para o conteúdo