Crea-PE

Veja convite do presidente Adriano Lucena para debate sobre o Arco Metropolitano

Encontro acontece nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, e será transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, convida a todos os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para participar do primeiro debate promovido pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. O encontro discutirá o tema “Arco Metropolitano, o desafio do desenvolvimento sustentável”, com o propósito de contribuir em busca de alternativas para a implantação do projeto. A obra, em discussão há duas décadas, é essencial para desafogar o trânsito da BR 101 no contorno urbano da Região Metropolitana do Recife. O encontro acontece nesta quinta-feir (8) e quer agregar soluções viáveis sob os aspectos ambientais, econômicos, sociais e tecnológicos.

O debate terá a participação da engenheira civil Fernandha Batista, que está à frente da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, pasta responsável pela execução do projeto. O outro palestrante será o engenheiro eletricista Herbert Tejo, que preside o Fórum Socioambiental de Aldeia. Um dos estudos de traçado previsto para a via passa justamente pela Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe. Para debater o assunto, ainda tem o engenheiro civil Maurício Andrade e a engenheira florestal Isabelle Meunier. A mediação ficará por conta do engenheiro civil João Recena, que é o coordenador do eixo “Um projeto para Pernambuco e o Brasil” do CTP.

“O trecho da BR 101, que liga a Mata Norte, nas imediações de Igarassu, à Mata Sul, na saída de Jaboatão, não suporta mais a quantidade de veículos. É importante uma solução como o Arco Metropolitano, mas precisamos de um projeto num conceito da sociedade atual, com sustentabilidade. Não pode ser qualquer solução. Precisa respeitar o meio ambiente, as boas práticas da engenharia”, destaca o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Segundo João Recena, o Arco Metropolitano é hoje o projeto que vai conectar Pernambuco ao desenvolvimento econômico, com ampliação de captação de novos projetos industriais, mas precisa ser feita de forma responsável e equilibrada. “O desafio é enorme para conjugar de forma satisfatória um caminho que possa ser percorrido harmonicamente pela viabilidade econômica e ambiental. Mas estamos abrindo um espaço propositivo para isso mesmo, buscar soluções”, observa Recena.

Por conta da pandemia, o encontro acontece de forma virtual. Será transmitido ao vivo a partir das 19h pela TV Crea-PE, no YouTube. Haverá espaço para interação com o público, com perguntas para os participantes.

Pular para o conteúdo