Crea-PE

VIII Fórum das Academias de Ciências faz reunião no Crea-PE para definição de encontro em novembro

Conselho está entre os apoiadores do encontro que neste ano será realizado em Carpina em novembro

O VIII Fórum das Academias de Ciências de Pernambuco realizou sua primeira reunião, nesta quinta (13), na sede provisória do Crea-PE, que será um dos apoiadores do evento. Realizado anualmente, o encontro deve acontecer no município de Carpina, em novembro, abordando educação, saúde, renda, tecnologia e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O Fórum reúne as academias de ciências do estado e debate temas de relevância social e científica.

O presidente do VIII Fórum, Abílio Sá, explicou que um dos principais objetivos da reunião foi definir as parcerias nas ações sociais que serão promovidas durante o encontro.  Além do Crea-PE, participaram representantes do Rotary Club, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Fórum das Academias de Ciências (FACPE). O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, assegurou o apoio do Conselho ao evento.

“O Crea-PE deseja participar e agregar outras pessoas. A instituição está à disposição, tanto na estrutura física quanto na busca de apoios para fazer uma edição melhor que a do VII Fórum”, afirmou Adriano Lucena. O presidente destacou as ações do Conselho na área de educação. Um dos exemplos é a parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a revitalização do prédio da Escola de Engenharia. “Queremos que os jovens possam conhecer a escola. Se não resgatarmos o passado, não teremos futuro”, ressaltou.

Adriano Lucena também destacou a importância dos debates realizados pelo Crea-PE em torno de obras importantes, afirmando que é um momento especial para a Engenharia, com projetos estruturadores, a exemplo do Arco Metropolitano, da duplicação da BR-232, da ferrovia Transnordestina, da Escola de Sargento, além dos pólos de desenvolvimento como o leiteiro e o gesseiro, no interior do Estado.

A interiorização do Fórum é um dos objetivos da organização neste ano, por isso a escolha do município de Carpina para sediar o encontro. “Vamos começar por Carpina para levar o Fórum de Ciências a outras regiões do Estado”, afirmou Abílio Sá. Entre as ações que devem ser viabilizadas estão a criação de um centro de tecnologia e de minibibliotecas.

 

Pular para o conteúdo