13º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua tem início em Brasília

O 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua teve início na manhã desta terça-feira (20), em Brasília, marcando um momento importante para a engenharia, a agronomia e as geociências no Brasil. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, liderou a comitiva do Conselho, destacando a importância da união e do alinhamento estratégico para o avanço da profissão. Com o auditório repleto de participantes, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, deu as boas-vindas, sublinhando a necessidade de aproximação com o poder público e ressaltando o papel vital dos Conselhos no desenvolvimento nacional.

Durante a abertura, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, expressou seu apoio à equidade salarial e enfatizou as perspectivas otimistas para o país. “O Brasil está diante de inúmeras oportunidades, e é crucial que aproveitemos este momento para debater questões cruciais”, declarou.

No encerramento da manhã, os participantes foram agraciados com uma palestra do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, que enfatizou a importância da atuação dos Conselhos, garantindo sua autonomia técnica e sua capacidade de punir desvios éticos, aspectos que garantem o respeito da classe e da sociedade.

Ao final da palestra, em conversa com alguns presidentes de conselhos regionais, o ministro Bruno Dantas e o presidente do Confea, Vinicius Marchese, foi proposta a necessidade de um “pacto de transparência”, consolidando o compromisso com a integridade e a eficiência.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, expressou sua satisfação com a manhã produtiva. “A abertura do 13º Encontro de Líderes delineou bem o que podemos esperar nos próximos dias: debates profundos, propostas inovadoras e alinhamento estratégico, sempre respeitando as singularidades de cada região”, concluiu.

Durante a manhã desta terça-feira, também foi anunciado o lançamento da 79ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e Agronomia do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecerá em Salvador, entre os dias 7 e 10 de outubro de 2024, prometendo ser um marco no calendário profissional.