Crea-PE

Crea-PE participa de eventos na Semana da Água em co-realização com a Apac

Programação tem início na próxima segunda (18), com o tema central Água para a Paz 

Com o tema “Água para a paz”, o Crea-PE realiza, em conjunto com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), uma série de eventos para celebrar o Dia Mundial da Água, que acontece no próximo dia 22. A programação da Semana da Água 2024 será aberta ao público e ocorre de 18 a 28 de março.

A abertura será na segunda-feira (18/03), às 9h, no cinema do Porto Digital, e contará com a participação do 1° vice-presidente do Crea-PE, José Constantino. Também participam o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Almir Cirilo, e a presidente da Apac, Suzana Montenegro.

Após a abertura, serão realizadas palestras com Ana Paula Fioreze, superintendente de Estudos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) e Moacyr Araújo Cunha, coordenador geral da Rede Clima. Na segunda-feira haverá ainda roda de conversa sobre Revitalização de Bacias Hidrográficas em Pernambuco. 

De 19 a 28 de março serão realizadas oficinas e atividades, com foco na identificação dos eixos do projeto de integração do Rio São Francisco e dos principais reservatórios de água da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Também serão trabalhados temas como o monitoramento de níveis dos rios e qualidade da água, e como é feita a previsão do tempo. As atividades serão voltadas para crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas.

Haverá ainda atividades online e transmitidas ao vivo pelo canal de YouTube da Apac. Na quarta-feira (20), às 14h, Valmir Pedroza, da Ufal; Simone Rosa, da UPE; e Robertson Fontes, da Apac, realizam uma roda de conversas sobre conflitos pelo uso da água.

A temática central das celebrações neste ano, Água para a paz, foi instituída pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), como reflexão de que a água pode criar paz ou desencadear conflitos. Para a ONU, a escassez ou poluição da água, além do acesso desigual das pessoas, podem aumentar as tensões entre comunidades e países.

Pular para o conteúdo