Crea-PE marca presença no 6º Encontro de Lideranças em Brasília/DF

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, participa até a próxima sexta-feira (25) do 6º Encontro de Lideranças, realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília/DF. O evento começou na manhã desta segunda-feira (21) com a participação do presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; do embaixador do Irã no Brasil, Mohser Shaterzadeh; da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Malvina Tânia Tuttman; do secretario de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota; e do secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.

Também estiveram presentes na mesa de abertura o vice-presidente do Confea, Pedro Lopes; o presidente do Conselho Mundial de Engenheiros Civis (WCCE), Emílio Cólon; o representante do Centro Global de Infraestrutura e Anticorrupção (GIACC), Neill Stansbury; o coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, Jonas Dantas; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), René Bayama Filho; e o presidente nacional da Mútua, José Wellington Costa.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, falou sobre a importância do Sistema Confea/Crea. “O conselho regulamenta e fiscaliza o exercício laboral de quase 1 milhão de profissionais e movimenta um mercado de trabalho que requer especialização e conhecimento tecnológico”, afirmou. Para Garibaldi houve grandes avanços no País. “O percentual de pobreza caiu de 44% em 2002 para 29% em 2009 e isso também se deve a previdência social e a política do aumento do salário mínimo. A previdência beneficia hoje 23 milhões de pessoas. Está entre nossos desafios a melhoria e a continuidade dos serviços prestados pela previdência; a ampliação da rede de atendimento do INSS para cidades com mais de 20 mil habitantes; e buscar ampliar a cobertura da previdência no País, a universalização da seguridade social”, concluiu o ministro.

Durante a abertura do evento, o embaixador do Irã no Brasil, Mohser Shaterzadeh, deu sua contribuição sobre a indústria e a tecnologia no Irã. O embaixador apresentou a atual situação do seu país com relação a geografia e economia.”O Irã é uma civilização de sete mil anos, rodeado por 15 países, com uma área de 1,6 milhão de km e um PIB de 865 milhões”,explicou. O embaixador ainda falou sobre a situação da indústria e do sistema educacional.

O anfitrião do Encontro e presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, agradeceu a todos pela presença e discursou sobre o objetivo do evento, que é de refletir sobre os desafios e diretrizes para o ano de 2011 dentro do planejamento estratégico. “Mobilizamos mais de 50 mil profissionais nos diversos congressos que promovemos no ano passado. Agora precisamos de uma ação coordenada para obtermos um resultado esperado de acordo com nosso planejamento estratégico”, comentou. Marcos Túlio ainda falou sobre alguns dos eixos temáticos, entre eles o de formação profissional e o da inserção profissional, também assumido com grande compromisso pelo Crea-PE. O presidente do Confea ainda deu destaque a proposta encaminhada aos conselheiros para aumento do número de vagas para bolsa e conclamou a todos para buscar a participação das organizações profissionais para o debate das políticas públicas.

Vanessa Bahé

ASC do CREA-PE