Crea-PE homenageia Pelópidas Silveira pelo centenário de nascimento

Pelopidas_silveira_arteEngenheiro, professor, empresário, político e, acima de tudo, um símbolo de comprometimento com a sociedade, Pelópidas Silveira é homenageado, nesta quarta-feira (15), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) pela passagem do seu centenário de nascimento. Nascido em 15 de abril de 1915, no Recife, o engenheiro deixou uma série de incontáveis motivos para ser lembrado, homenageado e, principalmente, seguido pelos profissionais das áreas tecnológicas do Sistema Confea/Crea e Mútua. A prova da sua contribuição é tanta que o edifício sede do Conselho pernambucano leva o seu nome.

Formado em 1935 pela antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, o engenheiro teve sua vida marcada pela participação política. Não à toa, foi prefeito do Recife por três vezes, entre os anos de 1946 e 1964, vice-governador de Pernambuco, em 1958, e secretário de Viação e Obras de Pernambuco, ainda na década de 1960. Como legado dessa intensa participação na vida política de Pernambuco, Pelópidas deixou um exemplo de defesa pela democracia e pela liberdade de nosso País, lutando pelo petróleo e outros interesses do povo brasileiro, o que lhe rendeu perseguição durante a ditadura militar.

Dono de uma visão moderna e sagacidade do mais alto nível, ele contribui de maneira decisiva na formatação da cidade que conhecemos atualmente. Entre os destaques está a da Companhia de Transportes Urbanos e construção de casas populares, com foco nas classes menos favorecidas. Além disso, transformou o Recife, promovendo o alargamento e a pavimentação de avenidas, a construção de estradas, a modernização do sistema de transporte público e da frota coletora de resíduos sólidos.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a contribuição do engenheiro e político Pelópidas Silveira foi fundamental para o processo de fortalecimento da Engenharia em Pernambuco. “Além de grande líder, ele foi símbolo de profissional que estava à frente do seu tempo. Soube usar todo o potencial da Engenharia para transformar a cidade”, destaca Alencar. Ainda segundo o presidente, a maior lembrança que Pelópidas deixou para todos os engenheiros do Brasil é “a Engenharia como ferramenta de transformação social”.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE