Crea-PE

“A Mulher no Cenário Sócioeconômico Atual” é o tema do debate do Crea Convida desta terça-feira (8)

Evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, dentro das comemorações da Semana da Mulher, promovido pelo Crea-PE

O Brasil é um país de empreendedores. Estudo da consultoria McKinsey, em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley, em 2019, constatou que 39% da população economicamente ativa (PEA) têm sua própria empresa. Deste total, 48% são mulheres, conforme os dados do dados Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM). Para falar sobre a força feminina à frente dos próprios negócios, o Crea Convida desta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, traz como tema: “A Mulher no Cenário Sócioeconômico Atual” e marca a retomada da edição do projeto em 2022.

A palestrante será Iris de Cássia, graduada em Comércio Exterior e fundadora e presidente da Rede Ela Empreendedora. Tem ainda a participação das debatedoras Giani Camara, engenheira de Segurança do Trabalho e vice-presidente do Crea-PE, e Eloisa Moraes, engenheira civil, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PE e do Programa Mulher do Crea-PE, com a mediação da gerente de Comunicação e Imprensa do Crea-PE, a jornalista Ciara Carvalho.

A primeira experiência com o empreendedorismo da palestrante foi quando ela ainda tinha 9 anos. Depois do divórcio dos pais, viu o padrão de vida da família despencar e a mãe não estava conseguindo prover ela e a irmã. Aperreou tanto o juízo da mãe para vender cosméticos que ela acha que a mãe cedeu para se ver livre dos insistentes pedidos. Por quatro anos, vendeu cosméticos para a vizinhança. Batia as metas e chamava a atenção nas reuniões com as outras vendedoras por ser a única criança.

Vendeu salgados na vizinhança, deu aula de reforço. “Não queria sobrecarregar minha mãe e ajudava ao máximo”, lembra a empreendedora. Iris de Cássia fala que sempre teve grandes sonhos: estudar, morar fora do Brasil, ter seu próprio negócio. Aspirações que em nada combinavam com o que se ensinava para as meninas da época: casar e ter filhos. “Nunca sonhei em casar. Casei, não me arrependo, mas hoje estou separada. Mas a maternidade sempre esteve nos meus planos. Tenho um filho de 18 anos cujo nome escolhi aos 8 anos de idade, Nicholas”, conta Iris de Cássia.

Iris de Cássia acredita que o processo da separação dos pais tenha contribuído para ela não planejar casar-se. Ela recorda que ouviu muito de várias pessoas que ela sonhava alto demais para uma mulher pobre. Mas isso nunca a impediu de continuar sonhando e, principalmente, buscar seus objetivos.

O ano da virada de chave foi 2015. A palestrante emociona-se ao lembrar que amanheceu o dia e não tinha comida em casa. Uma amiga, a quem considera irmã, a ajudou e transferiu dinheiro para a conta dela. “Tínhamos um clube do livro e ela me antecipou as mensalidades de algumas pessoas e ainda contou que, quando foi fazer a transferência bancária, explicou à funcionária do banco a urgência da situação. Ela não só agilizou o processo que também doou uma quantia de dinheiro. Sem nem me conhecer. Aquilo me marcou muito. Decidi e pedi a Deus que se eu conseguisse reverter a situação que estava passando, criaria uma rede de apoio para as mulheres”, conta Iris de Cássia.

Assim nascia a Rede Ela Empreendedora, da qual é presidente. Trata-se de uma rede de estímulo, capacitação e desenvolvimento ao empreendedorismo feminino no Brasil. São eventos, encontros, cursos, mentorias onde priorizam, principalmente, as conexões e parcerias para o fortalecimento e desenvolvimento de negócios.

A palestrante observa que entre 80% e 90% dos encontros organizados pela rede são gratuitos. Contabilizando todos os eventos, a exemplo do Congresso Internacional de Empreendedorismo e Liderança Feminina, e incluindo os de parcerias com outras iniciativas, mais de oito mil mulheres já foram beneficiadas. Num trabalho paralelo à rede, Iris de Cássia faz um trabalho de fortalecimento da autoestima e autoconfiança feminina.

Giani Camara faz um comparativo entre os princípios do empreendedorismo como a execução de trabalhos de engenharia. “É preciso traçar metas, desenvolver liderança, saber como vender o seu produto. Nossa função, nossa tarefa, é vender nosso produto. São princípios do empreendedorismo que se aplicam à engenharia quando vai realizar seus trabalhos por conta própria”, observa a vice-presidente do Crea-PE.

Para as mulheres engenheiras, o empreendedorismo passa por trabalhar por conta própria, enquanto profissional liberal, na avaliação de Eloisa Moraes. Ela mesmo presta serviços de consultoria enquanto profissional liberal. “Precisamos preparar essa mulher engenheira para executar essa função, com orientação e suporte”, destaca a coordenadora do Programa Mulher do Crea-PE.

Ela bem sabe as dificuldades que as engenheiras enfrentam no mercado. Por isso, o suporte é importante para prepará-las para administrar os serviços prestados enquanto profissional liberal. “Orientar no passo a passo para que ela consiga lidar com todas as demandas que o serviço técnico e administrativo exige”, assegura Eloisa Moraes, destacando a importância da representatividade feminina para chegar à igualdade de gênero na profissão.

Ela, por exemplo, está à frente da coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PE. É a segunda vez que isso acontece. A primeira foi em 2002, com a própria Eloisa Moraes desempenhando a função. “Só vinte anos depois uma mulher está na coordenação da CEEC e a mesma mulher. Precisamos mudar essa realidade”, reforça.

O Crea Convida é um programa semanal, que vai ao ar às terças-feiras, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. É um espaço que debate temas importantes para a engenharia, agronomia e geociências, com impactos na sociedade. Ao final das palestras é aberto espaço para perguntas dos internautas sobre o tema debatido. No programa desta terça-feira (8), o assunto é dentro das comemorações da Semana da Mulher, promovido pelo Crea-PE, em função do Dia Internacional da Mulher, neste dia 8.

Pular para o conteúdo