Crea-PE

A vez do blues na programação do Sextou no Crea com ART desta sexta (11)

Uptown Band se apresenta no estúdio Cine TV Nordeste, com transmissão pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h

Uma sexta-feira ao som de blues, jazz e músicas autorais. É o que promete a Uptown Band, que se apresenta nesta sexta (11), dentro do projeto Sextou no Crea com ART. O programa será transmitido pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h.

Na segunda apresentação do ano, o programa seguirá o novo formato da reestreia do Sextou, que passa a ser exibido diretamente do estúdio Cine TV Nordeste, sob o comando da jornalista Danielle Ferro. A reformulação do projeto conta com a parceria entre o Crea-PE e a Copergás.

É a primeira vez que a Uptown Band participa do Sextou com a formação completa. Isso porque, o baterista e engenheiro mecânico, Giovanni Papaléo, já havia marcado a estreia do Sextou no antigo formato, em maio do ano passado. A Uptown Band nasceu em 1997 e tinha como projeto criar uma cena de blues em Pernambuco.

Com 25 anos de estrada, a banda tem um vasto currículo de realizações e faz a curadoria de vários projetos musicais. O trabalho rendeu a inclusão de Pernambuco no seleto circuito de shows de blues internacionais, que antes só aconteciam no Sul do País. Só para citar alguns dos eventos: Oi Blues by Night, Recife Blues & Jazz Festival, Jazz Porto, RioMar Jazz Fest, Garanhuns Jazz Festival, Gravatá Jazz Festival e Triunfo Jazz.

A banda tem na sua formação: Adriana Papaleo, no vocal; Giovanni Papaleo, na bateria; Thomáz Lera, à frente da guitarra e vocal; Lucas Xavier, na guitarra; Miguel Guerra assume o contrabaixo, bem como Vitor Oliveira, também no contrabaixo. O grupo tem outro profissional da área, Thomáz, que é engenheiro nuclear. O fato da Uptown ter na sua formação dois engenheiros facilita muito a rotina da banda em relação à organização, planejamento , divulgação, segundo a cantora Adriana Papaleo, que também é produtora do grupo.

No quesito estilo musical, a banda tem um amplo repertório, que vai de standards de blues e jazz, músicas autorais a projetos como Beatles in Blues, Dominguinhos em Blues e Blues on The Rocks. O grupo também faz repertórios específicos para festas e eventos corporativos.

No ano em que lançou seu segundo disco de músicas autorais, em 2018, o ”Uptown Blues Band & Friends”, com a participação de mais de 45 músicos convidados do Brasil e exterior, a Uptown foi eleita pelo prestigiado PPM (Prêmio Profissionais da Música) como a melhor banda de Blues. O PPM é a mais importante premiação do gênero no País.

Nem a pandemia interrompeu o processo criativo e de trabalho da banda. Eles criaram uma música/vídeo com o título de “Out of Control”, que relata as dificuldades em passar por essa pandemia. Atualmente, a banda se prepara para as comemorações de 25 anos de pioneirismo do blues no Nordeste do Brasil .

Como sempre, o Sextou é transmitido pela TV Crea, no YouTube. As apresentações ficam gravadas no canal para quem não conseguir acompanhar no dia ou se quiser ver de novo. O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas. Para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

PAPEL SOCIAL
Além de abrir um espaço para divulgação de trabalhos e talentos dos profissionais do sistema, o Sextou tem um papel socioeducativo, com o incentivo à leitura. O Crea está recolhendo doações de livros, podendo ser publicações de todas as áreas.

Os livros doados podem ser entregues na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Além de poder entregar também nas inspetorias do Conselho de suas cidades. As doações serão destinadas a instituições públicas: bibliotecas e escolas públicas.

Pular para o conteúdo