Crea-PE e Crea-AL estreitam parcerias para fortalecer e integrar os Conselhos do Nordeste

Presidente Adriano Lucena recebeu a visita da presidente alagoana Rosa Tenório na tarde desta terça-feira (8)

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na tarde desta terça-feira (8), a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório. Na pauta do encontro, a discussão de ações regionais em conjunto, fortalecimento do sistema, sempre buscando a defesa da sociedade, além da abertura do espaço para os profissionais.

A vinda de Rosa Tenório à sede do Conselho foi também uma retribuição à visita que Lucena fez ao Crea-AL no ano passado. Ela foi recebida também pelo vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro, pelo superintendente técnico, Nielsen Christianni, e pelo superintendente de gestão, Marcos André Carvalho.

Rosa Tenório veio de visitas dos Conselhos de Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. “Nacionalmente, temos uma grande importância. Somos 9 presidentes que representam a Região”, atestou a presidente do Crea-AL.

O encontro enveredou por projetos que passam pelo fortalecimento de ações voltadas para a agronomia, com o incentivo ao setor por parte dos dois conselhos, por meio de ações conjuntas. Foi discutida a realização de um encontro com essa pauta da agronomia, sob a tutela das duas Câmaras de Agronomia do Crea-AL e Crea-PE em março deste ano.

“Tem um corredor de fruticultura importante em Palmeira dos Índios (AL), que adentra Pernambuco. No Estado, estamos precisando fortalecer agricultura”, avaliou Tenório. Lucena lembrou que o Crea fez um movimento de fortalecimento da agricultura com a Bahia, reunindo os profissionais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). “A gente pode fazer Palmeira dos Índios (AL) com Garanhuns, com visita de campo”, sugeriu o presidente do Crea-PE.

A proposta de Lucena é fazer esse encontro em março. “Seria também interessante fazer esse tipo de evento conjunto no Litoral, com a pauta focada nas engenharias, agronomia e geociências, em prol do bem-estar da sociedade”, destacou Adriano Lucena. Mais parcerias estão sendo construídas para o crescimento da região. Principalmente entre os Estados vizinhos como Alagoas e Pernambuco.

Primeira presidente mulher do Crea-AL, Rosa Tenório lembrou que acumula a experiência de 53 anos de Crea. “Fui a primeira mulher que se candidatou à presidência do Conselho e ganhou. Neste ano tem mais uma inovação: minha vice-presidente é mulher”, afirmou ela. Pela primeira vez na história do Crea-AL, a linha de comando de frente, presidente e vice-presidente, é composta por mulheres e na diretoria tem apenas um homem. “Mais uma inovação para 2022, que eu sinto que será um ano produtivo. De forma muito otimista, acredito que a pandemia ficará sob controle, finalizando, o que nos traz uma expectativa de que será um ano de muitas atividades regionais, com várias parcerias pela frente”, projetou Rosa Tenório.