Abenc-PE promoveu primeiro curso preparatório Empreender na Engenharia

Evento reuniu mais de 50 participantes na noite desta terça-feira (25), no auditório da sede do Crea-PE

Uma plateia majoritariamente de jovens engenheiros compôs a primeira turma do curso preparatório Empreender na Engenharia, realizado na noite desta terça-feira (25). A formação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-PE), que busca apoiar os engenheiros no desenvolvimento de suas carreiras no período final dos estudos e início das atividades profissionais.

O curso contou com a presença de mais de 50 participantes. Dentre eles, cinco vindos diretamente do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru: Rafael Lucena, Gustavo Monteiro, Lídia Santos, Lívia Costa e Cléber Mateus Santos, todos do sexto período. “É a oportunidade da gente ver um assunto que não tem no nosso currículo e que é importante para nossa vida profissional”, afirmou Cléber Mateus, observando que hoje o mercado não tem muitas opções de emprego formal.

“É uma mudança de mentalidade. O mundo está mudando e a gente precisa se adaptar. O empreendedorismo na nossa área possibilita a abertura de muitas portas que a gente não explorou”, avaliou Lívia Costa. A possibilidade de empreender quando entrar na vida profissional despertou em Gabriella Geyce Alves de Araújo, estudante do terceiro período de Engenharia Civil na UFPE, o interesse pelo curso.

Ela soube do evento pelas redes sociais do Crea-PE. “Vim buscar conhecimento. Informações do que é necessário para empreender depois que eu concluir meu curso. Vi muitas coisas que nem fazia ideia, que me deram uma base para buscar mais sobre o assunto”, garantiu Gabriella Gleyce. A formação foi gratuita para quem participou e será enviado, por e-mail, o certificado de participação.

O curso, que aconteceu no auditório da sede do Crea-PE, começou com a formação da mesa de abertura. Ela foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pelo presidente da Abenc-PE e vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro; pelo tesoureiro da Abenc-PE e conselheiro do Crea-PE, Adolfo Ximenes; pelo superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni; e pelo assessor executivo Presidência do Crea-PE, Paulo Gabriel Resende.

Na sua fala inicial, Lucena, responsável pela abertura do curso, aproveitou para parabenizar os 12 anos da Abenc, comemorados nesta terça-feira. “É uma satisfação ver uma turma jovem aqui neste curso, na grande maioria pela primeira vez na casa da Engenharia”, saudou o presidente do Conselho, reafirmando que o Crea não é feito para uma gestão e sim para a sociedade, para os profissionais, para todos.

Na sequência, o primeiro palestrante da noite, Stênio Cuentro deu uma aula sobre como se apresentar ao mercado privado. Ensinamentos importantes desde a elaboração de um currículo até a redação de uma proposta de serviço, passando pela busca de clientes e a formação do acervo de obras.

“O planejamento da carreira profissional é um dos elementos rumo ao sucesso. Lembre sempre que se você não tem um plano próprio, certamente você fez ou fará parte do plano de alguém”, afirmou Cuentro num texto da sua apresentação, convidando os participantes a uma reflexão sobre a carreira que vão seguir.

“O planejamento estratégico é uma ferramenta de avaliação de 4 fatores importantes para a tomada das decisões. Fraquezas, ameaças, fortalezas e oportunidades. Olhe para dentro de você mesmo e procure fazer esse diagnóstico, organizando cada um desses fatores e pensando em como mitigar ameaças e fraquezas, e maximizar oportunidades e fortalezas”, pontuou o palestrante.

Paulo Gabriel Resende apresentou à plateia informações sobre a personalidade jurídica e a tributação da atividade. Dados de como tirar licença, alíquotas que incidem sobre ganhos, obrigações tributárias foram alguns dos pontos repassados por Resende.

O terceiro módulo do curso ficou a cargo de Adolfo Ximenes. Ele explicou como participar de obras públicas. Ximenes repassou informações básicas de tópicos como licitação, editais sobre o processo. Mostrou aos participantes os caminhos para encontrar as informações para quem quer realizar projetos públicos.

A importância da ART/CAT (Anotação de Responsabilidade Técnica/Certidão de Acervo Técnico) foi o módulo apresentado por Nielsen Christianni. Ele explicou a importância do Conselho na vida profissional dos engenheiros e todas as modalidades dentro do Sistema Confea/Crea. Além de detalhar o funcionamento do sistema aos participantes.

No final do intervalo entre o segundo e terceiro módulos, os palestrantes colocaram-se à disposição para esclarecer as dúvidas dos participantes sobre os temas apresentados. Durante o coffe break, os engenheiros e futuros profissionais puderam trocar informações dos assuntos da grade de temas das palestras. Stênio Cuentro informou que há programação de realizar este curso em Serra Talhada, Petrolina e Caruaru, com datas e locais a serem definidas.