Crea-PE

Fiscais do Crea visitam canteiro de obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão

Atividade prática encerrou o 3º Seminário de  Fiscalização do Crea-PE 2022, que abordou temas envolvendo as Câmaras Especializadas de Civil, Ambiental, Elétrica e de Segurança do Trabalho

O canteiro de obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, no bairro do Monteiro, no Recife, serviu como experiência prática, nesta quarta-feira (26), para a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). A visita encerrou o 3º Seminário de Fiscalização do Crea 2022, que teve início na segunda-feira (24), no auditório do Conselho, com palestras e debates envolvendo as Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Ambiental, Elétrica e de Segurança do Trabalho.

Para o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, a visita às atividades de construção da ponte serviu para aproximar a atuação dos fiscais da realidade, após dois dias de debates com especialistas e profissionais no 3º Seminário de Fiscalização. Christianni afirmou que o Crea tem se preocupado em realizar um trabalho educativo, identificando as necessidades dos empreendimentos, para que possam se regularizar.

Coordenador da Câmara Especializada de Segurança do Trabalho, Audenor Marinho disse que a visita era uma oportunidade de identificar, na prática, as atividades que requerem a atuação do profissional habilitado. “Podemos observar várias normas e, a partir disso, verificarmos a existência e conformidade das respectivas ARTs (Anotação de Registro Técnico)”, afirmou o coordenador, que participou da visita no canteiro de obras. Marinho mostrou aos fiscais o que pode ser verificado in loco em relação à Engenharia de Segurança do Trabalho.

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é uma obra da Prefeitura do Recife. A construção foi retomada há cerca de um ano. A estrutura terá 170,9 metros, ligando os bairros do Monteiro e Iputinga. O término da construção das estruturas está previsto para agosto de 2023, com investimentos de aproximadamente 27,5 milhões.

Com o evento desta semana, o Crea conclui a capacitação programada para os fiscais nesse formato, envolvendo todas as câmaras especializadas do Conselho. O 1º Seminário de Fiscalização aconteceu, em maio, no Recife. Já o 2º ocorreu em setembro, no município de Gravatá.

Pular para o conteúdo