Mostra homenageia profissionais das engenheiras, agronomia e geociências e condida público a refletir sobre protagonismo feminino e equidade de gênero
A Exposição Elas em Foco 2025, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), foi aberta nesta sexta-feira (21). A mostra está montada no hall do edifício-sede da Eletrobras Chesf, no bairro de San Martin, no Recife, e seguirá até o dia 27 de março, apresentando quadros com imagens e perfis de 26 profissionais de destaque em suas diversas áreas de atuação.
Esta é a quarta edição do Elas em Foco, uma ação do Programa Mulher do Crea-PE, que busca incentivar o protagonismo feminino e promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Dentre as homenageadas deste ano há engenheiras das áreas Civil, Cartográfica, Elétrica, Florestal, Eletrônica, Química, de Segurança do Trabalho e de Pesca, além de geógrafas e geólogas. As profissionais foram reconhecidas como exemplos de vida e carreira para as gerações atuais e futuras.
A iniciativa integra as comemorações do Mês Internacional da Mulher do Crea-PE. Além das homenagens, a exposição convida o público a uma reflexão sobre protagonismo feminino e equidade de gênero, conforme destacou o presidente do Conselho, Adriano Lucena. “A Exposição Elas em Foco reconhece e valoriza o trabalho de profissionais que contribuem para o fortalecimento da nossa sociedade”, afirmou o presidente.
A abertura da exposição contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos. Ela enfatizou a importância do evento para reforçar a luta das mulheres por igualdade. “Estamos em um período de homenagem às mulheres, mas também é um momento de reflexão, de debates, de contextualização das desigualdades que ainda persistem. É um tempo de luta, mas também de celebrar as nossas conquistas”, ressaltou a ministra.
As homenageadas da exposição enfatizaram a importância da iniciativa do Crea-PE para reforçar a por valorização e reconhecimento profissional das mulheres. “É uma gratificação muito grande participar de um evento desse porte, que homenageia mulheres que se destacaram na engenharia e contribuíram para a construção de uma cidade melhor. Eu, como primeira presidente da Urb Recife, me sinto honrada por fazer parte desse grupo”, revelou a engenheira civil Ana Claudia Mota.
“Um evento desse tipo é muito importante para dar visibilidade a atuação das mulheres de maneira geral, mas em especial da Geografia, pois muita gente ainda não conhece essa ciência, por isso a relevância desse tipo de evento”, frisou a geógrafa integrante do CTP/Crea-PE, Edvânia Torres. Já a engenheira civil da Mútua-PE, Thamyris Araujo Lopes, destacou a luta por representatividade. “É uma honra estar ao lado de 26 mulheres que tanto contribuem para as engenharias. Agradeço ao Crea-PE, por nos dar voz em um ambiente tão masculino, nos ajudando a quebrar estereótipos e provando que a engenharia é para todos e todas, ” falou.
Dentre os participantes também estiveram Nielsen Christianni, vice-presidente do Confea; Jenner Guimarães, diretor administrativo-financeiro da Eletrobras Chesf; Marcelo Tabatinga, diretor-geral da Mútua Pernambuco; Roseane Araújo, segunda diretora financeira do Crea-PE; e Eloísa Basto, presidente do Senge-PE.
Neste ano, além da exposição física, o Crea-PE também publicará uma série de vídeos em suas redes sociais, nos quais as homenageadas compartilham suas perspectivas sobre vida acadêmica, carreira, mercado de trabalho, desafios e oportunidades. Esses depoimentos reforçam a importância da representatividade feminina e da superação de barreiras de gênero.