Crea-PE prestigiou abertura do Encontro Nacional da Engenharia Civil

Encontro Nacional Engenharia Civil

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, o vice-presidente, Arnaldo Cardim e o Chefe de Gabinete, Osvaldo Fonsêca participaram, da abertura, no domingo (18), do Encontro Nacional da Engenharia Civil que aconteceu em Maceió/Alagoas. A solenidade de abertura contou  com a presença do deputado federal que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e da Agronomia, o também engenheiro Augusto Coutinho (Solidariedade/PE), oportunidade em que prestou contas sobre a atuação da Frente.

A Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e da Agronomia teve seus primeiros passos a partir de  uma iniciativa do Crea-PE, articulada pelo presidente José Mário Cavalcanti com parlamentares que pertenciam ao Sistema e compreendessem o papel estratégico da Engenharia e da Agronomia do País. A iniciativa deu frutos, e alavancou a atuação e a  valorização os profissionais da área tecnológica nos diversos setores.

Segundo o presidente do Confea, Engenheiro civil José Tadeu da Silva, “É uma obrigação, um dever do Conselho Federal, promover e dar condições para aqueles colegas nossos que estão atuando lá na base, lá na Câmara da Engenharia Civil, operando o direito… Nós temos a lei que regulamenta a operação, mas os operadores do direito, da engenharia, da profissão, são os conselheiros regionais”, declarou.

O Encontro Nacional de Engenharia Civil tem como objetivo valorizar o profissional da Engenharia Civil, mapear os problemas existentes na modalidade, propor soluções e alcançar a excelência da fiscalização, ao debater temas como a melhoria da sua qualificação profissional e o exercício ético da profissão.

A modalidade civil abrange 16 títulos de engenheiro, 15 títulos de tecnólogo e 13 títulos de técnico, com temas que variam de construção a ambiental, sanitarista, saneamento, recursos hídricos e operações. O Encontro Nacional da Engenharia Civil trará como resultado uma Carta de Proposituras, com sugestões de ações e propostas a serem estudadas e desdobradas pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), de forma a percorrerem os trâmites regulamentares para apreciação no Confea.

Assista o vídeo de abertura do Encontro Nacional da Engenharia Civil.

Equipe de Comunicação Confea/Crea-PE