Abertura oficial do 5° Seminário de Lideranças Regionais e Plenária Ordinária do Crea-PE acontece com a participação de grande público

Às 19h, da sexta-feira, 25, na Faculdade Maurício de Nassau, Campus Caruaru, foi aberta, oficialmente, pelo presidente Evandro Alencar, a primeira parte da Plenária Ordinária nº1857/2019 e do 5º Seminário de Lideranças Regionais, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Aos presentes foi distribuído material institucional e brindes oferecidos pelo IPOG PERNAMBUCO – Instituto de Pós-graduação e Graduação. A mesa diretiva da solenidade contou com a participação do secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, do secretário da Fazenda e presidente da URB, Diogo Bezerra, do inspetor Coordenador de Caruaru, Pablo Magalhães, do conselheiro Federal Ernando Alves de Carvalho, representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, do promotor de Justiça, Maviael Souza que, atendendo ao convite do presidente do Crea, fez a Palestra Magna de abertura sobre: “A Corrupção na Engenharia – Casos das Empreiteiras e Consequências”

Na oportunidade, o presidente Evandro Alencar falou sobre a importância de estar em Caruaru onde, visivelmente, a Engenharia tem grande e importante participação no desenvolvimento da Região. Disse da satisfação em iniciar mais um ano à frente da Presidência do Crea e que, para tanto, continua contando com a participação e contribuição dos conselheiros, inspetores colaboradores. Aproveitou o momento para lançar a primeira revista digital do Crea-PE, explicando que o novo veículo de comunicação do Conselho com os profissionais, empresas e a sociedade visa trazer informações do dia a dia do Sistema, além de matérias técnicas e entrevistas com profissionais de renomado conhecimento. “Leiam e tragam sugestões para termos um bom elemento das nossas ações e dos temas técnicos abordados”, pediu.

O secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, representando a prefeita, Raquel Lira, agradeceu o convite em nome dela e disse que a gestão está disponível para contribuir com o Crea para que todos tenham obras melhores e mais duráveis com menos danos, principalmente para a população. O secretário da Fazenda lembrou que Caruaru emprega 27% do seu orçamento, na realização de obras que geram empregos em obras e serviços voltados às categorias profissionais que compõem o Conselho e agradeceu o convite.

O inspetor Coordenador Pablo Magalhães falou aos presentes sobre a honra e a satisfação em receber a todos, a quem pediu que se sentissem acolhidos e falou da importância do evento como oportunidade para discutir temas de interesse dos profissionais e da sociedade.

O promotor Maviael de Souza agradeceu o convite e disse que a quantidade de presentes numa noite de sexta-feira, mostra o zelo de todas pela categoria.

O conselheiro Federal Ernando Carvalho, representando o presidente do Confea, trouxe a mensagem de Joel Krüger, desejando a todos, dias de excelentes trabalhos.

O Palestrante iniciou a sua participação com uma pergunta: o que você tem a ver com a corrupção? Com a questão o palestrante disse que a corrupção não é coisa de outro mundo, existe em todo lugar, todos os países e que as pessoas são passíveis de cometer o delito. Para minimizar tanto a prática como os prejuízos por ela causados, segundo o palestrante é necessário que haja freios como educação, punição, assim como a necessidade de atentar para pequenos detalhes. “Já que tudo vem das relações sociais é necessária atenção ao que ocorre na conduta das pessoas em casa, na escola, no trabalho, nas eleições e assim por diante” explica o palestrante.

“Temos que começar a pensar na contracultura, vivemos numa verdadeira selva onde as armas são as mais incoerentes para ganhar dinheiro fácil”, disse Maviael Souza que, tratou do tema em conjunto com o público, fazendo perguntas como: o que é nepotismo? O que altera o valor de uma obra? Como a corrupção pode se apresentar?

Durante a abordagem do tema, o convidado tratou dos números da Operação Lava Jato, das consequências e das vantagens imediatas da corrupção, dos mecanismos para responsabilização das pessoas físicas e Jurídicas e, concluiu dizendo: “Ou a sociedade muda ou perderemos o nosso País de uma vez. Perdemos o respeito, a autoridade. Precisamos fomentar um crescimento cultural mais republicano com boas práticas e adoção de mecanismos de controle, aperfeiçoamento técnico, além de investir na melhoria do lado humano dos funcionários”, sentenciou, voltando à pergunta inicial agora para respondê-la. O que você tem a ver com isso? “Faça a sua parte e vamos combate-la”.

Por fim, após agradecer a presença do palestrante, o presidente Evandro Alencar o entregou, em nome de todos que fazem o Conselho, o Certificado de Participação, chamando atenção de que é importante que a sociedade, mesmo que por vieses diferentes, faça a sua parte e trabalhe contra a corrupção.

Em seguida, Alencar agradeceu a presença de todos, dando como encerrados os trabalhos da primeira noite do evento.