Crea-PE

As Engenharias sob Uma Nova Perspectiva de Formação foi tema do Terça no Crea

O Comitê Tecnológico Permanente (CTP),  promoveu no Terça no Crea desta semana (30.10), a palestra “As Engenharias sob Uma Nova Perspectiva de Formação”, o convidado, professor Doutor e diretor Acadêmico, Gabriel Rivas de Melo falou sobre a origem da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA-UFRPE), criada em 2013 para ficar fisicamente próxima de SUAPE, ela terá 5 cursos diurnos de Engenharia para atender 20 mil alunos: civil, eletricista, eletrônica, materiais e mecânica. Um vídeo sobre o acompanhamento da obra foi exibido para mostrar a dimensão do projeto que estará concluído daqui a 18 meses. Atualmente, encontra-se nas torres próximas ao shopping Costa Dourada.

A nova formação introduzirá o ensino de Língua Portuguesa para escrita de laudos e pareceres, e Língua Inglesa para manuais e intercâmbios, por exemplo. Será fornecida dupla titulação: tecnólogo após três anos de certificação e, engenheiro na conclusão de cinco anos.

Um terceiro desafio é introduzir a pedagogia ativa, aprendizagem baseada em projetos, nela o aluno será provocado a pensar, um agente para solução de problemas.

Um dos objetivos é que o aluno vá para o chão de fábrica, através da participação de indústrias conveniadas.

Alguns projetos foram apresentados, assim como, o primeiro projeto integrador de todos os cursos, realizado em 2017.

O palestrante tirou dúvidas dos participantes no final do evento e agradeceu o convite ao Conselho e aos professores Leonardo Sampaio e Carlos Alberto Tavares, membros do CTP, ao professor da UACSA/UFRPE, Marcos Ghisland e à  Coordenadora de acompanhamento e monitoramento de egressos da UFRPE, Vera Lúcia e à chefe de Comunicação do Crea-PE, Suenya Aragão.

Skip to content