Crea-PE e Suape dialogam sobre parceria e realização de seminário para profissionais do Porto

Por solicitação da diretora vice-presidente do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Michelle Karine Gomes, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar  esteve, na segunda-feira (29), na sede do complexo,  acompanhado pelos diretores  André Lopes, Hermínio Filomeno da Silva Neto, Liliane Barros Marques de Albuquerque Maranhão, pelo chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, a gerente de Políticas Institucionais, Marcella Guimarães e a gerente de Fiscalização do Conselho, Daniele Castro.

No encontro, Evandro Alencar falou da satisfação de estar de volta ao Porto de Suape onde, em 2016 o Crea-PE realizou, com o objetivo de promover maior aproximação do Conselho com profissionais e empresas do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Seminário: Regularização e Aplicação de Normas de Engenharia e Meio Ambiente – Responsabilidade dos Gestores de Contratos. A iniciativa reuniu representantes de dezenas de empresas que funcionam no Porto. Na oportunidade, o presidente abordou, brevemente, a estrutura organizacional do Conselho, explicando as atribuições que cabem às Câmaras e demais órgãos.

Evandro Alencar sugeriu também que, num futuro próximo solicitassem,  nas contratações, a apresentação da  Certidão de Acervo Técnico (CAT), documento que discrimina todas as atividades profissionais realizadas e registradas pelos profissionais no órgão que tem como uma das atribuições, assegurar que as atividades técnicas sejam realizadas por profissionais habilitados para tanto.

Na mesma oportunidade, foi definido que haverá a celebração de Termo de Parceria entre as instituições, com o objetivo de formalizar o  repasse de informações, capazes de possibilitar ações de fiscalização no banco de dados fornecido pelo Porto e proposta para temas e participantes do Terça no Crea.

Por fim, ficou previamente acertado que será realizado, das 8h às 13h, do próximo dia 27 de novembro, um novo seminário com objetivo de levar informações sobre os processos de registros de profissionais e empresas, expedições de Certidões de Acervo Técnico (CAT), e registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Uma nova reunião do grupo está agendada para o dia 08 de novembro, onde deverão ser discutidos os detalhes do seminário e do termo de parceria a ser firmado.