Assessor de Assuntos Institucionais do Crea-PE visita prefeituras do Estado

IMG_5131O assessor de Assuntos Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Cristiano Silva, a exemplo do que tem feito em diversos fóruns em que o Conselho participa de debates e discussões de interesse dos profissionais e da sociedade, visitou, nesta terça-feira (7) as prefeituras dos municípios de Carpina e Limoeiro. Na primeira o assessor, juntamente com o inspetor Lucas França e o fiscal Elielson Duarte, foi recebido pelo secretário de Obras, José Sérgio Bezerra Gomes.

Na visita, os representantes dos dois órgãos trataram de assuntos relativos à possibilidade de celebração de convênio de Cooperação Técnica entre o Crea e a prefeitura, para facilitar no desenvolvimento de ações conjuntas, principalmente, às relacionadas às fiscalizações, sobre a possibilidade da prefeitura fazer doação de um terreno para construção da sede própria da Inspetoria Regional do Crea-PE no município e por fim, sobre a Resolução nº 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), que interfere na competência dos engenheiros civis para desenvolverem projetos de Arquitetura em edificações. De acordo com o assessor do Crea-PE, a prefeitura não aprova o documento do CAU e continua, amparado em dispositivo legal, permitindo que a realização de tais atividades sejam exercidas por engenheiros civis.

Outra prefeitura visitada no mesmo dia foi a do município de Limoeiro, onde o secretário de Obras, Marcelo Falcão juntamente com aIMG_5128 engenheira Elck de Castro recebeu o grupo de representantes do Crea-PE e conversaram sobre os mesmos assuntos, tratados anteriormente em Carpina. Também simpáticos à ideia da celebração de convênio, os gestores analisaram a minuta e, igualmente ao que ocorre em Carpina, também não seguem os dispositivos da Resolução nº 51/2013 do CAU-BR.

Na programação do assessor de Assuntos Institucionais, estão previstas visitas a outras prefeituras como Feira Nova, Glória de Goitá, entre muitas outras.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE