Crea-PE

Audiência pública com a participação do Crea-PE debate andamento de obras estruturantes

A conclusão de reforma, ampliação e duplicação das BRs 232, 104 e 101 foi tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe

A conclusão de obras de restauração, ampliação ou duplicação nas rodovias que integram a logística de importantes polos econômicos do Estado foi tema, nesta terça-feira (23), de debate na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo reuniu representantes dos governos estadual e federal, de entidades profissionais, entre outros, na audiência pública “Andamento das Obras Estruturantes no Estado de Pernambuco”.

As obras estruturantes são uma das bandeiras do Crea-PE, que defende a duplicação e restauração das rodovias BR-232, BR 101 e BR 104, a conclusão da ferrovia Transnordestina, investimentos na Refinaria Abreu e Lima, recuperação do Metrô Recife e a conclusão da Escola de Sargentos. Na audiência, proposta pelo deputado Henrique Queiroz Filho (Progressistas), os engenheiros Maurício Pina, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), e os conselheiros do Crea-PE Mário Barbosa e Bruno Lagos apresentaram a situação atual das BRs 232, 101 E 104 e cobraram a conclusão das obras.

Maurício Pina, que representou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, afirmou que a duplicação da BR 232, de São Caetano até o Sertão, é fundamental para o crescimento do Estado. “A duplicação até Caruaru, há cerca de 25 anos, já provocou o desenvolvimento da região”, afirmou. Pina ressaltou que o Crea está solicitando à comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo o acompanhamento da obra estruturante para o Estado. “A continuação da duplicação da BR 232 é um vetor essencial para o desenvolvimento do Agreste”, ressaltou.

Já Mário Barbosa apresentou a situação de gargalo na BR-104, na altura da fábrica da Vitarella, e alertou para a piora nas condições de locomoção de trabalhadores e de veículos, com o início das obras do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Suape. “É primordial o DNIT colocar na rua o projeto de construção do viaduto”, cobrou Barbosa.  

“A conclusão das obras na BR 104, dentro do prazo estabelecido, é de suma importância para a economia do Estado e para o arranjo produtivo da confecção”, destacou Bruno Lagos. Segundo ele, as obras que estão em andamento vão atender os municípios de Taquaritinga, Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, beneficiando cerca de 400 mil pessoas. 

A conclusão das obras rodoviárias estruturadoras para o Estado está no radar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo o superintendente regional do DNIT em Pernambuco, Bruno Bittencourt, a restauração de parte da BR 104 está bem avançada. Quanto à 232, que está concedida ao Estado até 2027, o DNIT está acertando com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) acordos de cooperação técnica para elaboração de projetos executivos nos trechos São Caetano – Arcoverde, Arcoverde – Serra Talhada e um terceiro lote até Salgueiro. 

“O Estado deve estar preparado para o crescimento e precisa investir em rodovias. Temos investimentos elevados em Suape, na Refinaria, no polo da Stellantis (automotivo) e precisamos tratar da logística para atender essas obras”, afirmou Henrique Queiroz Filho. Segundo ele, a comissão vai trabalhar na cobrança dessas pautas para que o Estado receba mais investimentos.

 

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