Com participação do Crea-PE, evento discute estratégias para transformar as paisagens das cidades e melhorar a qualidade de vida da população

A arborização como política pública permanente nos municípios de Pernambuco é o tema central do V Seminário e III Fórum Pernambucano de Arborização Urbana, que teve início nesta quinta-feira (14) e segue até a próxiam sexta (15), em Caruaru, no Agreste pernambucano. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), com apoio do Sistema Confea/Crea, da Mútua e da Prefeitura do município. O Conselho foi representado pela engenheira ambiental e inspetora coordenadora do Crea-PE em Caruaru, Luana Lima, e pela engenheira florestal, coordenadora adjunta do Programa Mulher do Crea-PE e presidente da SBAU, Ana Lícia Patriota.
Na abertura do fórum, Luana Lima destacou a importância do encontro e a relevância do tema. “É uma satisfação representar o Crea-PE em um evento tão significativo. Os impactos das mudanças climáticas, como as ilhas de calor, são uma realidade, e a arborização urbana desempenha um papel essencial nesse contexto”, afirmou.
“A engenharia está presente em todas as etapas desse debate, e nós, profissionais habilitados, precisamos nos engajar nas discussões dessa temática tão urgente e necessária. Um seminário como este pode contribuir para que os municípios se desenvolvam de forma integrada, com soluções que respeitem a natureza, complementou a inspetora.”
O fórum reúne acadêmicos, profissionais da área, gestores municipais da região, estudantes e representantes da sociedade civil para compartilhar informações técnico-científicas sobre arborização. Ao longo dos dois dias, painéis debatem caminhos e estratégias para transformar as paisagens urbanas, ampliar áreas verdes e proporcionar mais sombra, melhorando a qualidade de vida da população que vive nas diversas cidades pernambucanas.
A abertura contou também com a presença do diretor-geral da Mútua, Marcelo Tabatinga; e do diretor-administrativo, Aerton Silva. O V Seminário e III Fórum Pernambucano de Arborização Urbana acontecem no Auditório da Secretaria de Educação de Caruaru, das 8h às 18h nesta quinta-feira (14). Amanhã (15), o evento será realizado das 8h às 16h.






