CEDES cria câmara temática permanente específica para tratar do Programa Recentro

Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou nesta quarta-feira (4) da segunda reunião do Centro Estratégico da Prefeitura do Recife

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, garantiu sua presença na segunda reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife), criado pela Prefeitura do Recife. No encontro realizado nesta quarta-feira (4), num hotel em Boa Viagem, foi assinado o decreto pelo prefeito João Campos (PSB), que presidiu a reunião, para a criação de uma câmara temática permanente específica para tratar do Programa Recentro.

O programa prevê a recuperação do Centro da cidade, devolvendo aos seus bairros o protagonismo nas áreas econômica, histórica e cultural. O Recentro vai ter como eixos de ação um ousado plano de incentivos fiscais, reforço na vocação da área central da cidade para a inovação e tecnologia, com o fortalecimento do apoio ao Porto Digital e a criação de um laboratório a céu aberto para iniciativas inovadoras e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros.

O Crea-PE contribui para o programa com a expertise de discussões que vem participando sobre a habitação do Centro da Cidade, além da proposta da criação de um roteiro turístico e cultural, construído numa trilha passando pelo Memorial da Engenharia (um projeto da UFPE e Crea-PE), pela casa de Clarice Lispector, Praça Maciel Pinheiro, Mercado da Boa Vista. A própria revitalização da Conde da Boa Vista e do Teatro do Parque, por exemplo, reforçam a proposta de apostar no potencial do Centro para a atração de visitantes da cidade.

A segunda reunião do Cedes também repercutiu as novidades da gestão de educação do município com as ações do EducaRecife Gestão e falou sobre diversas ações da Prefeitura do Recife. Antes disso, João Campos exibiu o vídeo de uma conversa sua com o professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Michael J. Sandel, sobre desigualdades e democracia.

O CEDES/Recife tem a missão de ser uma ferramenta de participação social com objetivo de fazer escuta permanente no mais alto nível da esfera municipal. A iniciativa é um reconhecimento na prática de que só o diálogo contínuo e intenso entre sociedade civil e poder público promoverá a capacidade de superar os desafios vivenciados na cidade.

Uma das características do colegiado é a sua pluralidade, com personagens importantes de áreas como Economia Criativa; Esportes; Tecnologia e Inovação; Educação; Religião; Conselho e Sindicatos; Cultura; Academia; Turismo; Movimentos Sociais; Meio Ambiente; Lideranças Locais; e Setor Privado.

COLET NEA RECIFE 500 ANOS
Durante o encontro, também houve o lançamento da Coletânea Recife 500 anos. A obra traz 12 livros com ampla proposta de transformação da cidade feita por arquitetos e urbanistas para o Recife poder chegar ao ano de 2037, de forma mais inclusiva, conectada e sustentável. Foram cerca de 70 pesquisadores que trabalharam com contribuições dos 12 livros que compõem a série a ser publicada ao longo de 2022. Os três primeiros títulos foram apresentados agora em março, dentro da programação do aniversário de 485 anos de fundação do Recife: Parque Capibaribe, a reinvenção da cidade; Recife drenagem urbana e Recife 500 anos: Estratégias para construir a cidade do futuro.

Com informações do site da Prefeitura do Recife