VII Seminário Multiprofissional da Engenharia: participantes têm imersão nas atividades e atribuições do Crea Pernambuco

Estudantes de nível médio, técnico e superior, além de profissionais da engenharia, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, durante a VII edição do Seminário das Engenharias. O evento, organizado pelos cursos de Engenharia da Asces-Unita (compostos por Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Produção), teve início nessa quarta-feira (4) e segue até esta quinta-feira (5), no auditório da Asces-Unita, em Caruaru. A programação ainda está aberta, mediante ao pagamento de R$15,00, com carga horária de 8h. Os estudantes de ensino médio e técnico são isentos.

O primeiro dia de evento foi inteiramente dedicado ao Crea Pernambuco. A coordenadora de análise técnica do Crea, Maristela Portela, e a gerente de atendimento, registro e acervo técnico do Conselho, Liliana Ramos, ministraram a palestra “Conhecendo o Crea e Fiscalização”. Na conversa, os participantes puderam ter um panorama da atuação e responsabilidades do Conselho, além das atribuições dos profissionais perante ao órgão.

Na oportunidade, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena, fez um convite aos futuros profissionais que atuarão em áreas fundamentais para o desenvolvimento do país. “O aluno hoje é o profissional do amanhã, então é importante que ele conheça o Conselho de uma forma educativa, participativa, inclusiva, para que quando ele saia da universidade sabendo o que é uma ART, o que é a ética profissional, que ele se aproxime do Conselho e queira participar de um Crea cada vez mais moderno. Queremos que ele participe de um Conselho que promova uma verdadeira transformação social”, destacou Adriano Lucena.

Segundo o coordenador dos cursos de engenharia da Aces-Unita, Deivid Figueirôa, a VII edição do Seminário das Engenharias é uma oportunidade de fazer network com profissionais atuantes no mercado e de ampliar os conhecimentos já abordados na sala de aula. “Através dessa programação ofertada, em parceria com o CREA, os nossos estudantes terão a oportunidade de aumentar o seu network com egressos e profissionais que já estão atuando no mercado. Será um momento de muita troca de energia, de atualização. Uma oportunidade para que os profissionais de Engenharia possam dar um up na carreira. Preparamos com muito carinho as atividades do VII Seminário das Engenharias”, ressalta Deivid Figueirôa.

O Crea estará presente durante toda a carreira do profissional da engenharia, agronomia e geociências. Ter essa noção desde a faculdade possibilita que o Conselho se torne cada vez mais forte e mais atuante em benefício da sociedade. O protagonismo do Crea Pernambuco no seminário ajudou na criação dessa consciência para Laura Cruz, estudante to terceiro período de engenharia química da Asces-Unita. “Estou amando participar do seminário, principalmente da participação do Crea Pernambuco, porque é muito importante nós andarmos de mãos dadas com o Conselho durante o nosso percurso de graduação. É o nosso futuro, é o que a gente vai precisar assim que nos formarmos. É o grupo que vamos pertencer e é importante para nós, enquanto profissionais, termos esse apoio durante o curso”, avaliou.

Ter celeridade nos processos e entregar projetos no prazo estabelecido é de suma importância em todas as áreas ligadas à engenharia, agronomia e geociências. Através da palestra “Metodologias Ágeis”, ministrada pelo coordenador-adjunto do Comitê de Modernização de Gestão do Crea Pernambuco, Florêncio Absalão, os participantes conheceram ferramentas que facilitam a execução das várias etapas de um determinado projeto. “Com essas palestras, nós podemos trazer novos conhecimentos para essas localidades fora da Região Metropolitana. A adoção de Metodologias Ágeis são o que existe de mais moderno na parte de gerenciamento de projetos. É importante que o profissional de engenharia conheça como ele pode gerenciar os diversos recursos que ele tem para que os projetos terminem no prazo certo e no custo certo”, ressaltou Florêncio Absalão.

No segundo e último dia de evento (5), a programação inicia às 14h, com o minicurso “Ciência de Dados Aplicados à Problemas de Engenharia”, oferecido pelo mestre em engenharia química prof. Hiuquem Lopes. A programação segue com o workshop “Mentoria de Carreiras”, mediado por Thyago da Costa (que atua na saúde mental e carreira) e Hannah Miranda (administradora de empresas). O evento se encerra com uma mesa redonda com egressos dos cursos de engenharia da Asces-Unita, mediada pelos docentes dos cursos de engenharia da instituição.