Crea-PE

“Censo 2022: uma fotografia atualizada do Brasil” é o tema do Crea Convida desta terça-feira (9)

Evento, em formato virtual, vai debater a importância do levantamento de dados da população brasileira

O Censo Demográfico vai além de saber quantas pessoas vivem no Brasil. O levantamento, que começou nesta semana, com dois anos de atraso, traça um retrato da realidade brasileira, como idade dos moradores, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, só para citar algumas das informações coletadas. Estes dados dão a base para traçar políticas públicas, prestar assistência à população, com base na sua real necessidade.

Há quem critique o custo da realização de um censo demográfico. Isso acontece para quem encara a despesa como um gasto e não um investimento. É essencial, para administrar um país, um estado, uma cidade, saber os números da sua população, defendem especialistas em gestão pública. O assunto será o tema do Crea Convida desta terça-feira (09).

Com o tema Censo 2022: uma fotografia atualizada do Brasil, o Crea Convida contará com os palestrantes: João Marcelo Santos, geógrafo e coordenador Técnico do Censo Demográfico em Pernambuco; Ericka Andrade, engenheira cartográfica e coordenadora Censitária de Subárea do Censo Demográfico em Pernambuco; e Tiago Figueiredo, geógrafo e coordenador Operacional do Censo Demográfico em Pernambuco. O evento acontece no formato virtual, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

Em Pernambuco, a operação censitária contará com 987 agentes censitários e com 7.961 recenseadores. Os servidores irão visitar os mais de três milhões de domicílios e os cerca de 9,7 milhões de moradores nos 184 municípios do estado e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

No Brasil, são cerca de 75 milhões de domicílios, onde vivem os 215 milhões de brasileiros em todos os 5.570 municípios do país. Já no Recife, os cerca de 1,6 milhão de moradores dos mais de 500 mil domicílios da capital serão visitados por 1.426 recenseadores, que percorrerão todos os bairros. Recife possui também 166 agentes censitários que irão supervisionar e auxiliar a coleta.

Com um orçamento de cerca de R$ 2,3 bilhões – depois uma redução orçamentária de R$ 1,1 bilhão – , este será o 13º censo da história do País. O primeiro foi realizado em 1872, ainda durante o Império. Desde 1940, a pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O censo é realizado a cada dez anos, e sua última edição ocorreu em 2010. A pesquisa é fundamental para conhecermos a realidade do País e para a elaboração de políticas públicas, já que investiga questões como características dos domicílios, trabalho e rendimento, identificação étnico-racial, núcleo familiar, educação e mortalidade.

Para todo o levantamento, o IBGE contratou e treinou mais de 200 mil pessoas em todo o País: cerca de 23 mil agentes censitários, que supervisionam os trabalhos, e 183 mil recenseadores, que realizam as entrevistas domiciliares. Além dos dias úteis, os recenseadores também poderão fazer visitas à noite e nos finais de semana.

Lembrando que o Crea Convida é transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após a apresentação dos convidados é aberto um espaço para interação com os participantes presentes na live, com perguntas sobre o tema.

Pular para o conteúdo