Cerimônia do Mérito marca abertura da 77ª SOEA em Goiânia

Com homenagem a 27 profissionais e entidades, a tradicional Cerimônia do Mérito do Sistema Confea Crea e Mútua marca a abertura da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), na manhã desta terça-feira (4), no Centro de Convenções de Goiânia. A cerimônia foi transmitida ao vivo no site www.soea.org.br para os inscritos, assim como toda a programação do evento que prossegue até quinta (6), no mesmo espaço.

A homenagem reconhece a atuação de 12 profissionais em atividade, 12 profissionais falecidos e três entidades. Todos são reverenciados com a inscrição no Livro do Mérito. Os profissionais em atividade recebem ainda a Medalha do Mérito, enquanto as entidades são reverenciadas com uma placa de Menção Honrosa.

A Comissão do Mérito, que é composta pelo chanceler Daniel de Oliveira Sobrinho, Jorge Luiz Bitencourt da Rocha (chanceler adjunto) e pelos também conselheiros federais Andréa Brondani da Rocha, Mário Cavalcanti de Albuquerque e pelo engenheiro de minas Renan Guimarães de Azevedo, subiu ao púlpito para reverenciar os homenageados. Em sua fala, o chanceler Sobrinho reconheceu o trabalho de seus antecessores Carlos de Laet e Jorge Bittencourt. “Participar pelo terceiro ano seguido da Comissão do Mérito, neste ano como chanceler, é uma oportunidade de reconhecer ainda mais o trabalho desenvolvido pelos integrantes dessa comissão. Neste ano, a cerimônia é ainda mais especial para mim, como chanceler, já que meu pai, o engenheiro civil João de Oliveira Sobrinho, também a coordenou, na SOEA de 2006”, compartilhou.

Representando todos os homenageados, a engenheira eletricista Maria Emília Tostes, indicada pelo Crea-PA para a Medalha do Mérito, disse sentir-se emocionada e grata a todos. “Quero saudar todos os presentes e principalmente os homenageados. Temos a honra de receber esse reconhecimento neste momento importante, a 77ª SOEA, onde vamos tratar de tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social para o desenvolvimento nacional”, disse.

Tostes destacou a busca e a preocupação dos profissionais no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com um trabalho voltado ao meio ambiente e à qualidade de vida de todos, “e esta Semana fala justamente do direcionamento de todas as ações para o desenvolvimento da tecnologia”, comentou Tostes. Ela declarou ainda que “é um desafio refletirmos esses temas, pois passamos pela 5ª onda tecnológica, com muita inovação, redes digitais, biotecnologia, e já caminhamos para a 6ª onda, voltada muito mais para a sustentabilidade. Isso reflete o acompanhamento das mudanças e a valorização do principal motivo do avanço tecnológico, que é atender ao ser humano”.

Sobre a homenagem, a engenheira reforçou: “Temos que agradecer essa premiação, são tantos profissionais que nos inspiram e que merecem, então, ver nossos esforços reconhecidos diante do trabalho de tantas outras pessoas, nossos colegas, nos deixa honrados por termos sido os escolhidos, e nos impulsiona a pensar e agir em prol de um mundo melhor”, finalizou Tostes, agradecendo e homenageando seus familiares.

Confira os homenageados com a Láurea ao Mérito 2022:

Medalha do Mérito
• Engenheiro Químico Deovaldo de Moraes Júnior: indicação Crea-SP
• Engenheiro Agrônomo Eufran Ferreira do Amaral: indicação Crea-AC
• Engenheiro Civil Francisco Deolindo Filardi: indicação Crea-RJ
• Engenheiro Civil Francisco Queiroz Maia Júnior: indicação Crea-CE
• Engenheiro Agrônomo Francisco Soares da Silva: indicação Crea-MA
• Geólogo Ivam Luís Zanette: indicação Crea-RS
• Engenheiro Civil José Silvino Sobrinho: indicação Crea-PB
• Engenheiro Agrônomo Marcio Antonio Portocarrero: indicação Crea-MS
• Engenheiro Civil Márcio Barbosa Callado: indicação do Crea-AL
• Engenheira Eletricista/Eletrotécnica Maria Emília de Lima Tostes: indicação do Crea-PA