Cinco candidatos disputam a Reitoria da UFPE. Eleição será nesta quarta

EleicoesUFPEurnaCinco candidatos disputarão, na próxima quarta-feira (29), os votos de 43.636 eleitores que integram a comunidade acadêmica da UFPE, com vistas a ocupar o cargo de reitor no período de 2015 a 2019. Os postulantes são: Anísio Brasileiro (Departamento de Engenharia Civil, atual reitor), Daniel Rodrigues (Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, atual diretor do Centro de Educação), Diogo Simões (Departamento de Bioquímica), Edilson Fernandes (Departamento de Educação Física) e Maria José Luna (Departamento de Letras). As eleições vão ocorrer nos três campi universitários, no horário das 9h às 21h, mediante o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Poderão votar 2.404 docentes do Magistério Superior e do Colégio de Aplicação, em efetivo exercício; 4.342 técnicos administrativos do quadro permanente, em efetivo exercício; e 36.890 alunos dos cursos de graduação (presencial e do ensino a distância), pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e dos programas de residência. Não vão participar do colégio eleitoral os professores substitutos e servidores à disposição da Universidade e terceirizados. Cada segmento (docentes, técnicos administrativos e alunos) representa 1/3 dos votos. Caso nenhum candidato consiga a maioria dos votos válidos nesta eleição, será preciso um segundo turno, a ser realizado no dia 13 de maio, com a participação dos dois candidatos mais votados. Na consulta em segundo turno, será considerado vencedor o candidato que obtiver maior número de votos válidos.

Em cada centro, haverá seções eleitorais específicas por segmento: uma para docentes, outra para técnicos administrativos e outra para alunos. Serão 86 urnas: 13 para os docentes, em 12 centros e Hospital das Clínicas; 18 urnas para técnicos (12 centros, Biblioteca Central, Reitoria, NTVRU e Hospital das Clínicas) e 55 urnas para alunos (12 centros, residências e educação a distância/Biblioteca Central). Os alunos do ciclo geral e do ciclo básico votarão nas urnas localizadas nos centros correspondentes ao funcionamento dos cursos a que estejam vinculados. A lista dos votantes por unidade acadêmica ou órgão suplementar está disponível no hotsite das Eleições 2015.

Para a presidente da Comissão Eleitoral, professora Glória Widmer, trata-se de um momento extremamente importante para a comunidade acadêmica com vistas a definir os rumos da Universidade para os próximos anos. “É um momento de democracia, de participação de todos aqueles que compõem a UFPE, que poderão expressar o seu desejo pelo voto”, destaca ela.

DOCUMENTOS
O eleitor deverá apresentar, no momento do voto, documento de identificação com foto: carteira de identidade ou RG expedida por órgão competente; carteira de motorista expedida pelo Detran; carteira de estudante expedida pelo órgão de representação estudantil; ou crachá funcional dos docentes e servidores expedidos pela UFPE. Caso o nome do eleitor do Campus Recife não conste da lista ou folha de votação, ele deve ser encaminhado à Comissão Eleitoral, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. No caso do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), o eleitor que não constar da lista deve procurar os locais indicados pela Comissão Eleitoral nestes centros.

Constando o nome do mesmo eleitor em mais de uma lista eleitoral, ele votará somente uma vez. Se for professor detentor de dois cargos docentes, votará no cargo mais antigo. Se for professor com cargo técnico-administrativo e/ou estudante, votará como docente. No caso de estudante matriculado em dois cursos, ele votará no curso de matrícula mais antiga. E se for servidor técnico-administrativo e estudante votará como servidor.

A apuração dos votos terá início imediatamente após o encerramento da votação. Proclamado o resultado final da consulta e julgados todos os recursos pendentes, a Comissão Eleitoral elaborará um Relatório Final, com a lista com até três nomes para cada cargo, de reitor e vice-reitor, na ordem decrescente do número de votos obtidos, ponderados individualmente, para a elaboração da lista tríplice pelo Colégio Eleitoral Especial. Esse Relatório Final será encaminhado ao presidente do Colégio Eleitoral Especial, constituído pelo Conselho Universitário, até o dia 5 de maio. Caso seja necessária a realização de votação em segundo turno, deverão ser observados os mesmos procedimentos de votação e apuração do primeiro turno.

Ao final de todo o processo, o resultado da consulta, com a lista tríplice, será encaminhado ao Ministério da Educação para a nomeação do novo reitor.

Candidatos à Reitoria

Chapa 52: Universidade Pública em Movimento