Home > Destaque > Com auditório lotado, Terça no Crea debate Manutenção Predial

Com auditório lotado, Terça no Crea debate Manutenção Predial

palestras2Mais uma terça-feira de auditório lotado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Na noite desta terça-feira (05), a engenheira civil e especialista em Gestão Empresarial Ana Karina Lessa ministrou palestra com o tema “Um Novo Olhar para a Manutenção Predial” para profissionais e estudantes das áreas tecnológicas. Na ocasião, o 2° vice-presidente do Crea-PE, Luiz Antônio de Melo, representou o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, que estava em compromisso no Seminário Mobilidade Urbana organizado pela Redeprocidade, uma parceria Ademi-PE e Sinduscon-PE.

Na apresentação, a especialista abordou o crescente interesse de administradores de empresas, de condomínios e construtoras e da sociedade pelo tema. “Nos últimos anos, o Brasil vivenciou algumas tragédias ocorridas em estruturas prediais, o que chamou atenção de diversos atores para essa discussão. Por isso, tivemos um maior interesse sobre as normas e leis que se referem ao assunto”, destaca.

PalestraAna Karina ainda relembrou tragédias que ocorreram em Pernambuco. Na palestra, ela pontuou o caso do edifício Areia Branca, que desabou em 2004 deixando quatro mortos, dois feridos e 28 famílias desabrigadas. Durante a exposição do caso, a especialista destacou que a mídia e diversos especialistas da área da Construção Civil apontaram a ausência da manutenção predial como um dos fatores que contribuíram para a queda.

Ela ainda apresentou o laudo técnico realizado na época. O documento diz que “a ausência de uma cultura de manutenção preventiva (e até corretiva), faz com que as edificações tornem-se mais vulneráveis à ação do tempo pelos agentes químicos e às falhas de construção, em especial aquelas ocultas. Torna-se necessário, portanto,a adoção de procedimentos adequados que assegurem a realização de uma manutenção permanente nos imóveis”.

De acordo com o inspetor Coordenador da Regional do Crea-PE no Cabo de Santo Agostinho, engenheiro civil Kleydson Coelho da Silveira, “o tema trouxe uma efervescência para a comunidade técnica pernambucana, uma vez que a manutenção predial determinada pela  Lei nº 13.032, de 14 de junho de 2006, estava esquecida por muitos anos. Entendemos que a participação no evento, de quase 200 profissionais, incluindo estudantes e arquitetos,  indica que o Crea-PE e os profissionais estão cada vez mais próximos em busca de soluções que possam garantir a melhoria da prestação dos serviços à sociedade”.

MOBILIDADE URBANA

EVANDRO_PRESO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, junto com o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, na noite desta terça-feira (05), da abertura do Seminário Mobilidade Urbana organizado pela Redeprocidade, uma parceria Ademi-PE e Sinduscon-PE, no auditório do JCPM, zona Sul do Recife.

A programação do Seminário continua nos dias 6 e 7 de abril, no auditório do Sinduscon que fica na Rua Marques do Amorim, 136, bairro da Boa Vista, região central do Recife. Entre os temas abordados estão: “Plano de Mobilidade da Metrópole”, ministrada pelo engenheiro civil e conselheiro do Crea-PE, Maurício Pina; a “Navegabilidade do Rio Capibaribe”, que será discutida pela secretária-executiva da Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, Ana Suassuna; e “Mobilidade Individual Motorizada: Desafios e Perspectivas” que será debatida pelo engenheiro mecânico e economista César Cavalcanti. A última palestra do evento ficará por conta do presidente da Associação Nacional de Transporte Público Ailton Brasiliense com os debatedores Taciana Ferreira, presidente da CTTU do Recife, e Eduardo Cândido do TECTRAN.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

 

Check Also

Curso on-line de Projetos Telefônicos, Internet e Antena de TV (Predial) com 30% de desconto

A empresa Paço Coworking, empresa parceira do CREA-PE, abre inscrições para o curso on-line de …