Com propostas inovadoras Aespe completa 33 anos de serviços prestados aos engenheiros e à sociedade

Com aproximadamente 250 membros a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco (Aespe) comemora nesta quarta-feira (31), 33 anos de criação com muitas conquistas em prol da saúde dos trabalhadores pernambucanos e brasileiros.

Presidente da Aespe no atual mandato, a engenheira civil Giani Camara celebra a data destacando os esforços que estão sendo feitos pela diretoria no sentido de manter e ampliar parcerias com entidades e órgãos públicos, estaduais e nacionais como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 6ª Região), Ordem dos Advogados (OAB-PE) e outras, com o objetivo de, conjuntamente, difundirem e aplicarem ações que garantam o exercício de trabalho seguro.

Giani ressalta que o engajamento em ações difundidas nacionalmente como a campanha do Abril Verde, a realização de seminários estaduais que estão levando para o Interior do Estado informações sobre a importância da aplicação das normas de segurança para os diversos setores ocupacionais, a aplicação do conceito do Programa Mulher do Crea-PE, que busca viabilizar a equidade de gênero dando voz e espaço para as mulheres por meio da formação de novos líderes são importantes conquistas do grupo que busca atender aos anseios dos profissionais e da sociedade, além de buscar maior participação dos profissionais do estado nos quadros da entidade de classe.

Eleita para o mandado 2023/2024, Camara destaca que as atualizações acerca das normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho, aposentadoria especial, insalubridade e periculosidade implementadas pelo Ministério do Trabalho, são de suma importância para que a associação possa promover e participar do debate de ideias e atender as diversas demandas dos profissionais, das empresas e da sociedade.

Sobre os futuros trabalhos que estão sendo programados elenca a revisão e modernização do estatuto da entidade com o objetivo de entre outras mudanças, ampliar o tempo de mandato das próximas gestões, a expansão das ações que garantam a representação da associação no Interior do Estado tornando-a mais moderna e dinâmica.

“A criação da diretoria técnica, o trabalho de aproximação junto às instituições de ensino de nível superior, a veiculação de lives, podcasts e a utilização das nossas redes sociais como ferramentas para divulgação de informações acerca da importância dos cuidados com a saúde do trabalhador, do associativismo e de outros temas de interesse dos profissionais, das empresas e da sociedade são ferramentas importantes que vamos utilizar para buscar nos aproximar dos futuros novos engenheiros de segurança do trabalho e novos sócios, com o objetivo de tornar a nossa representatividade cada vez mais forte e efetiva na defesa dos direitos dos trabalhadores”, detalha a presidente da Aespe.

Sobre a taxa associativa paga a Aespe, Giani Camara diz que dá direito ao profissional participar de um Clube de Vantagens com mais de 10 mil parceiros que oferecem descontos em diversos produtos e serviços.

Nessas mais de três décadas de existência a diretora Administrativa da Aespe, engenheira Flávia Távora destaca como coroamento das conquistas individuais a maturidade alcançada pela Aespe. “A criação do documento técnico de recomendações que deu origem a um protocolo ocupacional utilizado para a salvaguarda da vida dos trabalhadores dos diversos setores durante a pandemia da Covid-19 é motivo de muita satisfação, pois, graças a ele, além de cumprirmos com a nossa principal missão fomos referência para instituições e para empresas de todo o país que utilizaram as recomendações contidas no documento para implantar ações de prevenção contra o contágio da doença letal”, comemora a diretora.

Ainda fazendo uma leitura sobre o amadurecimento institucional conquistado pela Aespe, Flávia Távora lembra do papel de destaque que vem sendo dado a participação feminina no órgão de classe que, cada vez mais, trabalha para que não haja distinção de gênero, inclusive, no que se refere à participação da mulher na engenharia.

Para o engenheiro químico e conselheiro fiscal da Aespe Mário Lira, os benefícios do associativismo se mostram claramente quando se verifica a busca de outras instituições pela Aespe, assim como por meio das ações que buscam estimular a participação dos engenheiros de segurança na entidade, a disseminação do conhecimento técnico com a veiculação de artigos técnicos, além da divulgação de oportunidades de trabalho.

Lira destaca também o trabalho que a diretoria Técnica tem realizado na organização do Fórum Técnico Itinerante que já aconteceu na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-PE) e deverá ser realizado em outras instituições de ensino.

“Parabenizo a Aespe pelos 33 anos de fundação, mas, sobretudo pela forma atual, dinâmica e ativa que tem trabalhado em prol dos engenheiros de segurança do trabalho e de toda a sociedade”, reconheceu o presidente do Crea-PE Adriano Lucena.

Serviço:

Fone: (81) 9 7340.2785

YouTube: Aespe TV

Instagram – @aespe.pe

Facebook – aespe.aespe

Site – www.aespe.org.br (em construção)