Conexão de parques eólicos e solares à rede elétrica será debatida em curso apoiado pelo Crea-PE

thumb_ApresentacaoSiteA Carpe Vie Engenharia Ltda e a Novos Rumos Energias Renováveis realizam, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), durante os dias 10 (quinta-feira) e 11(sexta-feira) de março, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, no Hotel Marriot Courtyard Recife Boa Viagem, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4661 – Sala Aurora 2, no Recife-PE, curso sobre Conexão à Rede Elétrica de Parques Eólicos e Solares: Do Acesso à Operação.

A parceria do Crea-PE com as empresas realizadoras e organizadoras garantirá, aos profissionais registrados e em dia com a anuidade do Conselho, desconto de 10% no valor total a ser pago pelo profissional. O público-alvo da iniciativa são engenheiros e técnicos do setor elétrico, consultores, professores e pesquisadores da área de sistemas elétricos. Como pré-requisito é solicitado que o interessado tenha desejável conhecimento básico na área de sistemas elétricos de potência, seja na geração, transmissão e/ou distribuição.

Considerando que no ano de 2016, a geração de energia eólica no Brasil atingiu uma capacidade instalada de 8,98 GW, sendo que mais 9,81 GW estão em construção. Já a geração solar fotovoltaica, por sua vez, tem 2.653 MW-pico (MWp) de capacidade contratada, sendo que até 2024, a expectativa é que o setor de energia solar fotovoltaica tenha cerca de 7,0 GW de projetos em operação.

Assim, a geração de energia limpa é, portanto, uma realidade e, nesse neste contexto, faz-se necessário considerar as potenciais dificuldades para a integração destas usinas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sobretudo no ambiente da operação. Cabe também destacar, a grande concentração de geração em locais com elevado potencial (ventos e insolação), onde a conexão à rede elétrica tem se configurado como um “gargalo” para a expansão destas fontes.

O curso, que será ministrado pelo D. Sc. Alécio Barreto Fernandes, que tem 22 anos de experiência na área de estudos elétricos, com ênfase em transitórios eletromagnéticos e modelagem computacional de sistema de potência, entre outras, terá uma carga horária total de 16 horas, distribuídas igualmente nos dois dias, nos períodos da manhã e da tarde, sendo 8 horas diárias. A metodologia aplicada prevê a explanação com recursos visuais, relato de casos reais de sucesso e insucesso (storytelling) e, apresentação, análise e discussão, com ênfase nas lições aprendidas.

O investimento é de R$ 2.800 para profissionais que optarem pelo pagamento à vista e de R$ 2.950 para pagamento parcelado em cinco vezes no cartão de crédito. Para profissionais registrados no Crea-PE esses valores terão desconto de 10%.

Serviço:

Contatos: