Confea lança desafio às mulheres com foco na SOEA de 2023

O Fórum Mulher foi desafiado pelo presidente do Confea e do Comitê Gestor do Programa Mulher, Joel Krüger, de chegar à 78ª SOEA com entidades de classe femininas em todos os estados brasileiros. O presidente falou para um auditório lotado de engenheiras e engenheiros que é necessário fortalecer cada vez mais as mulheres do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Essa luta não começou com Joel, começou há décadas. Estamos consolidando o trabalho”, disse, motivando o público. “Quero chegar em Gramado com os 26 estados e o Distrito Federal com entidades de mulheres profissionais. Está na mão de vocês. Vamos mostrar toda a força do Sistema e das mulheres.”

A abertura contou com a presença da conselheira federal representante do Plenário do Confea no Comitê, Michele Costa Ramos; da presidente do Crea-AL, da representante do Colégio de Presidentes no comitê, Rosa Tenório; da coordenadora do Programa Mulher do Crea-SP, Poliana Siqueira, da presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas, representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) no comitê, Gizele Ingrid Gadotti; da representante da Mútua e a coordenadora do Programa Mulher do Crea-MG, Junia Neves; da assessora do Gabinete da Presidência do Confea, Simone Baía; do coordenador da Câmara Nacional Especializada de Engenharia Química, representante das coordenadorias no Comitê, Marino José Greco; do gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, Renato Muzzolon Júnior.

O fórum contou com o painel importante sobre o pioneirismo do Programa Mulher nos Creas e nas entidades femininas, mediado pela representante do Comitê Gestor do Programa Mulher no Confea, Simone Baía. A primeira palestrante, Célia da Rosa, professora do Centro Universitário Dinâmica das Cascatas (UDC) e ex-conselheira do Crea Paraná, lembrou do protagonismo das mulheres na Engenharia e citou a ex-presidente do Crea-RN, Zélia Santos, como a primeira mulher a presidir um Crea no país. Zélia estava presente no auditório lotado e foi aplaudida por ter aberto caminho para outras mulheres do Sistema. A palestrante, por sua vez, entende que daqui para frente precisamos unir homens e mulheres. “Queremos é a união e a igualdade”, disse.

Em seguida, foi a vez da presidente da Associação dos Engenheiros Agrimensores da Bahia e relações institucionais do Crea-BA, Márcia Virgínia Siqueira, falar sobre o pioneirismo do Programa Mulher nos Creas e nas entidades de classe femininas. Citou novas entidades com a Associação das Mulheres na Engenharia do RN (AME), como também Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e na Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências (Afeag), que nesta Soea atingiu seis estados brasileiros com representação. “Nós, que fazemos parte de associações, temos interesse em ajudar as mulheres que querem abrir uma entidade”, disse Márcia, provocando as mulheres presentes a cumprir o desafio dado pelo presidente do Confea em chegar à SOEA de Gramado (RS), no próximo ano, com novas entidades abertas pelas profissionais do Sistema.

Com informações do Confea.