Congresso apresenta experiências e soluções para os espaços de saúde

IX CBDEH acontece de 19 a 21 de outubro com patrocínio do Crea-PE, que conta com estande na feira Hospital Med 2022, paralela ao evento, no Centro de Convenções

O IX Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (CBDEH), de 19 a 21 de outubro, vai apresentar experiências e soluções de espaços de saúde, dentro e fora das clínicas e hospitais. Com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), o evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco. Paralelo ao congresso, acontece a feira HospitalMed 2022, onde o Crea participa com um estande.

“O Crea Pernambuco se sente bastante honrado em participar, pela primeira vez, do CBDEH. O ambiente hospitalar tem tudo a ver com nosso Conselho. A edificação, os materiais utilizados, a parte civil, elétrica, mecânica”, afirmou o presidente do Crea, Adriano Lucena. Ele participa da mesa de abertura, às 19h, que terá conferência de Cláudio Maierovich, abordando o tema: Os Hospitais e as Crises Sanitárias. Nos outros dois dias, o evento acontece das 13h às 20h.

Para Lucena, é importante apresentar aos profissionais o mercado da engenharia hospitalar. “Convidamos os profissionais para que possam olhar o ambiente do hospital, da clínica, do consultório, como mais um espaço de geração de emprego e renda”, afirmou. Segundo ele, os profissionais da engenharia estão presentes em todas as fases – no projeto, construção e manutenção – e têm a responsabilidade de fazer intervenções mais humanas nesses ambientes, para servir melhor a outro cidadão. Na sua visão, utilizar materiais e equipamentos mais naturais e adequados também colaboram na recuperação do paciente.

O CBDEH, que é realizado a cada dois anos, acontece pela primeira vez em Pernambuco. Fernanda Ventura, presidente do IX CBDEH, disse que o evento trará debates, experiências e soluções sobre cidades saudáveis, que envolvem desde a casa adaptada com acessibilidade à áreas planejadas dentro dos hospitais. A expectativa é de reunir mais de 500 profissionais do setor da saúde, da engenharia e da arquitetura.

Fernanda Ventura explica que a residência é um espaço importante para promoção de saúde. “Vamos discutir, por exemplo, como projetar casas acessíveis, prontas para o envelhecimento de seus moradores”, disse. Outro exemplo é o chamado hospital de transição, que já existe em Pernambuco, e são clínicas onde o paciente pode se reestabelecer em um ambiente fora da área hospitalar.

O Congresso tem uma programação técnica e científica com palestras, estudos de casos e cursos voltados para a promoção de melhorias dos espaços de saúde e bem estar. Também estão previstas visitas técnicas ao Memorial Star Rede D’Or São Luiz, Complexo Hospitalar Unimed e Real Hospital Português.

O evento é dividido em quatro eixos temáticos, com palestras, trabalhos e debates. São eles: A Cidade Saudável – do planejamento à ação; Pandemias e Epidemias – Desafios e Oportunidades; Novas Tecnologias e a Engenharia de Saúde e A Arquitetura e a Experiência do Paciente. Também haverá dois minicursos sobre a experiência do paciente – segurança das instalações e certificado de qualidade -, e desmistificando o BIM em edifícios hospitalares.