Coordenador da Câmara de Mecânica do Crea-PE participa de reunião itinerante em Paulo Afonso (BA)

O evento realizado pelo regional da Bahia acontece entre os dias 9 e 11 de novembro e reúne representantes dos Creas Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Atendendo ao convite da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do Crea-BA, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química (CEEMMQ) do Crea-PE, Alberto Lopes Peres, participa desta quarta-feira (09) a sexta-feira (11), da primeira reunião itinerante da modalidade em 2022, na cidade de Paulo Afonso (BA).

A reunião está no Plano de Trabalho Anual da CEEMM-BA e tem a finalidade de aproximar as Câmaras Especializadas do CREA-BA dos profissionais, empresas, alunos de graduação e comunidade em geral nas diversas regiões do estado.

O modelo exitoso da reunião realizada em 2021 novamente está sendo aplicado na edição de 2022, que tem como integrantes representantes dos Creas que fazem fronteira com o estado da Bahia.

De acordo com os organizadores, este é um evento conjunto entre as Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica da Bahia, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. Conta também com a participação dos representantes da fiscalização e inspetores dos quatro Conselhos que atuam na região de Paulo Afonso-BA e localidades adjacentes desses quatro estados.

Embora não sejam limitados a eles, o encontro tem como objetivos específicos, por exemplo, promover a integração entre colaboradores e conselheiros dos Creas que fazem fronteira com o estado da Bahia; discutir e elaborar planos conjuntos de fiscalização na região; aprimorar os manuais de fiscalização da modalidade industrial; trocar experiências e boas práticas no atendimento e fiscalização dos profissionais e empresas da região; fortalecer a atividade de fiscalização e atendimento aos profissionais e empresas.

O encontro também tem o propósito de discutir métodos e critérios utilizados pelas Câmaras Especializadas no relato de processos, principalmente os relacionados a cadastro de cursos, revisão de atribuições e múltiplas responsabilidades técnicas; levantar oportunidades para melhorar a visibilidade do Crea junto à sociedade local; além de buscar ideias para promover eventos conjuntos entre as Câmaras Especializadas, visando a aproximação entre Conselho Profissional, profissionais, Instituições de Ensino e a sociedade em geral dos quatro estados.

Para o coordenador da CEEMMQ do Crea-PE, engenheiro mecânico Alberto Peres, o encontro tem grande importância. “A partir dessa experiência, pretendemos fazer algo semelhante em Pernambuco, além de estarmos nos mobilizando para, no próximo ano, fazermos um encontro nos mesmos moldes incluindo todos os Creas da região Nordeste”, explicou o coordenador.

Ele ressaltou ainda a importância da participação da inspetora da regional do Crea-PE na cidade de Floresta (PE), engenheira Raquel Marques, e do fiscal de Serra Talhada, João Diniz que, na oportunidade, colocou as dificuldades da fiscalização para justificar a necessidade de que esse trabalho seja realizado com o auxílio das câmaras, que poderão nortear as ações adotadas. “Por fim, estamos buscando padronizar os trâmites adotados pelas câmaras dos diversos regionais”, detalhou o engenheiro Alberto Peres.

Para além da reunião da Câmara Especializada, a programação inclui a divulgação do evento em entrevistas a rádios locais, com a participação dos coordenadores das câmaras dos Creas da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Éder Ramos, Alberto Peres, Carlos Henrique e Antônio Carlos Magalhães, respectivamente.

Também representando o Crea-PE participa do encontro o engenheiro químico Maycon Lira Drummond Ramos. A reunião itinerante também promoverá visitas técnicas, workshop e reunião com secretários de Administração e Infraestrutura da prefeitura municipal de Paulo Afonso (BA).