Crea-PE

Crea Convida desta terça-feira (20) debate o setor da mineração em Pernambuco

Programa será transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h, e terá como palestrantes os geólogos Mário Lima Filho, professor da UFPE; e Antônio Christino Sobrinho, conselheiro da AGP, tendo como debatedor Adeilson Wanderley, geólogo e  ex-gerente do SGB e da Adepe

A mineração em Pernambuco vai continuar regredindo? Esse questionamento, alvo de artigo publicado, nesta sexta-feira (16), na página de Opinião do Jornal do Commercio, será o tema do Crea Convida desta terça-feira (20). Os palestrantes serão os geólogos Mário Lima Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador adjunto da Câmara de Geologia e Mias do Crea-PE; e Antônio Christino Sobrinho, conselheiro da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e servidor aposentado da Agência Nacional de Mineração, que assinam o artigo.

Para debater o tema, o convidado é o geólogo Adeilson Wanderley, ex-gerente do Serviço Brasileiro Geológico (SGB) e ex-gerente de Recursos Minerais da Adepe (Agência de Desenvolvimento de Pernambuco), antiga AD-Diper.

O Crea Convida vai repercutir a situação da mineração no Estado, que vem enfrentando momentos de esperança e frustrações, nas últimas duas décadas, como descrevem os autores. Base de praticamente todas as cadeias produtivas da economia, a mineração em Pernambuco ainda não encontrou espaço para retomar sua liderança no quadro mineral do Nordeste.

Antônio Christino e Mário Filho defendem a necessidade de reestruturação da gestão do setor mineral no Estado. Para os geólogos, um forte indicador para essa ação é a queda na arrecadação dos royalties da mineração, através do CFEM (Compensação Financeira pela Exportação de Recursos Minerais). Segundo eles, Pernambuco já foi o terceiro maior arrecadador de royalties no Nordeste, mas hoje se encontra na sétima posição.

O Crea Convida desta terça-feira será no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.

Skip to content