Crea Convida desta terça-feira (23) marca lançamento de feira com oportunidades de emprego para engenheiros(as) no Québec

São mais de 150 vagas, ofertadas por 17 empresas. As informações serão repassadas pela vice-cônsul do Canadá, Sarah Sanchez

Pernambuco é palco de um lançamento importante de oportunidades de empregos para engenheiros e engenheiras de todo Brasil. A vice-cônsul do Canadá e conselheira em prospecçāo e promoçāo no Escritório do Québec em São Paulo, Sarah Sanchez, anuncia uma feira de chances de trabalho, com a participação de 17 empresa, que estão oferecendo opções em diversas áreas da engenharia, com mais de 150 vagas disponíveis. Ela dará as informações no Crea Convida desta terça-feira (23), com o tema Oportunidades de emprego para engenheiros(as) no Québec.

Sarah Sanchez dará detalhes sobre a Journées Québec Engenharia e cargos técnicos. A missão de recrutamento, organizada com a agência de desenvolvimento econômico da cidade de Montréal, Montréal International, chega com vagas para profissionais das áreas de manufatura, engenharia e usinagem. Tem vaga para construção civil, mecânica, elétrica, de produção, de minas, química, hidráulica. A contratação é por parte de empresas privadas e públicas do Québec. Para concorrer à vaga, basta se inscrever em uma plataforma online. As inscrições seguem até o dia 25 de setembro. Tem ainda oportunidades nas áreas técnicas. No Crea Convida, a vice-cônsul promete explicar como os engenheiros interessados podem se inscrever e participar da seleção das vagas.

Ainda na live, haverá a participação da engenheira civil Paula Lima. Ela mora no Québec desde 2015. Levou na bagagem 10 anos de experiência como engenheira civil no Brasil, onde trabalhou na reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, na construção do Velódromo para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, além de participar da construção de grandes Centros Comerciais em várias cidades brasileiras.

A engenheira conseguiu ser reconhecida pela Ordem dos Engenheiros de Québec (OIQ), em 2016. Depois de dois anos trabalhando numa empresa privada de estruturas metálicas no Québec, ela agora é engenheira em estruturas no Ministério dos Transportes do Québec (MTQ). Um destaque para a profissional que conseguiu demarcar seu território num ambiente de trabalho predominantemente masculino, onde apenas 14% dos membros da OIQ são do sexo feminino.

A live ainda vai contar com a participação do engenheiro civil e presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Ele será debatedor no Crea Convida desta terça-feira (23). “Essa oferta de vagas mostra a qualificação dos engenheiros pernambucanos, brasileiros. A nossa engenharia é de ponta, as nossas universidades formam profissionais de excelência. Tanto que o Canadá, um país de primeiro mundo, está buscando nossa mão de obra. E essa ação não abre espaço apenas para o profissional, mas para toda a família. Para que ele possa morar lá, fincar laços. É um reconhecimento e uma grande oportunidade”, destacou Adriano Lucena.

Será o segundo contato de Lucena com Sarah Sanchez. Isso porque, em junho, ela participou de uma reunião com o presidente do Crea-PE, quando apresentou as intenções do Canadá, mais precisamente do Québec, em contratar profissionais brasileiros para trabalhar lá. A província canadense tem oportunidades de trabalho em várias áreas, além das engenharias.

O Crea-PE foi o primeiro conselho na área de engenharia na agenda do Escritório do Québec em São Paulo para firmar parcerias que possibilitem não só qualificar mão de obra com potencial para trabalhar no Québec.

Entre os atrativos de trabalhar no Canadá, tem os benefícios nos cuidados da saúde, que é custeada 100% pelo governo. Já as universidades são financiadas pelo governo, mas é cobrado um valor para o estudante. O Québec tem as universidades mais baratas do Canadá e dos Estados Unidos. Há diferença de custos entre universitários locais e estrangeiros. Mas, conforme informações de Sarah Sánchez durante a visita, haverá uma redução no valor para estudantes estrangeiros a partir do próximo ano para certos cursos

A vice-cônsul destacou que o engenheiro que for trabalhar no Québec, por exemplo, pode levar o(a) companheiro(a), filhos, que vão poder frequentar a escola pública, com a possibilidade de ter visto aberto de trabalho. O governo custeia curso de francês, já no Brasil, para quem for recrutado e está no processo de obtenção do visto para mudar-se para lá. Já no Québec, os imigrantes podem estudar francês gratuitamente, além de receber uma ajuda de custo de até 200 dólares canadenses por semana.

A engenharia é um setor que tem muitas possibilidades profissionais, com destaque para a tecnologia de informação. Aliás, a escassez de mão de obra é grande no país, por isso essa campanha na captação de profissionais de diversas áreas.

Québec tem uma população de mais de 8,5 milhões de habitantes. É a maior província do país e a única que tem como único idioma oficial o francês. Tem uma economia robusta, onde a taxa de desemprego é muito baixa e um ambiente de trabalho excelente. Projeções recentes estimam que 1,5 milhão de vagas serão abertas nos próximos cinco anos e que 20% delas serão preenchidas por talentos estrangeiros.

Para saber das novidades sobre as oportunidades de trabalho no Canadá para engenheiros, basta acompanhar o Crea Convida na terça-feira (23), a partir das 19h. O evento será virtual, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação de Sarah Sanchez, será aberto um espaço para perguntas dos participantes, que podem ser feitas pelo chat do YouTube.