Faça sua inscrição para participar do 11º CEP-PE nos dias 26 e 27 de agosto

Evento acontece no no Auditório da Uninassau – Campus Graças, na Rua Guilherme Pinto, 400, Derby, Recife, por trás do Quartel do Derby

Clique aqui para fazer sua inscrição

Profissionais das engenharias, agronomia e geociências reservem nas suas agendas as datas 26 e 27 de agosto. Nestes dias será realizado o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). A participação está condicionada à inscrição, que é gratuita e pode ser feita no link no início do texto. O evento é a preparação pernambucana no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), organizado pelo Confea, de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

Uma preparação que começou oficialmente em 1º de julho, com a realização do primeiro encontro microrregional preparatório em Gravatá. O encerramento destes eventos preparatórios aconteceu no último dia 11, em Afogados da Ingazeira. Para este CEP-PE, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, deu voz aos profissionais do interior do Estado. Tanto é que realizou encontros microrregionais nas cidades com as 17 inspetorias do Conselho: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiania, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada.

Lucena ainda inovou quando incluiu na pauta um encontro inédito, com a participação dos profissionais da entidades de classe ligadas ao conselho pernambucano. Todos os micro encontros registram o quórum mínimo para validar as propostas encaminhadas. Além das propostas, também foram escolhidos delegados e delegadas das cidades e região onde foram realizados os eventos.

O 11º CEP-PE acontecerá no Auditório da Uninassau – Campus Graças, na Rua Guilherme Pinto, número 400, Derby, Recife, por trás do Quartel do Derby. O primeiro dia do encontro terá três palestras, entre elas “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, com o assessor parlamentar do Confea e membro do GTEC-CNP, Guilherme Alvarenga Cardoso. No segundo dia a escolha dos delegados que defenderão a pauta do Crea-PE no CNP, além da leitura e aprovação das propostas, moções e eleição dos delegados.

Neste evento, serão ajustadas as propostas para que elas atendam todas as regras para serem apresentadas no CNP. Atendidos os critérios, são submetidas à votação. As aprovadas serão apresentadas no congresso nacional. Lá, os delegados eleitos no no CEP-PE vão apresentar, defender e buscar a aprovação das proposituras no CNP para que sejam implementadas pelo Confea.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia promove a cada três anos o Congresso Nacional de Profissionais. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação.

A discussão dessas políticas conta com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, com sugestões dentro de três eixos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional.