Crea Convida discute os desafios para redução do déficit habitacional

O Crea Convida da última terça-feira (29) tratou dos desafios para a oferta de moradia para a população de baixa renda e implantação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis). Os participantes desta edição foram a secretária executiva de Políticas Habitacionais do Recife, a arquiteta e urbanista Norah Neves; e o inspetor da regional do Conselho e secretário de Obras e Infraestrutura de Carpina, o engenheiro civil Paulo Ribeiro. A live está disponível na íntegra na TV Crea-PE, no Youtube.

No Recife, apesar de ainda não ter sido concluído o processo de aprovação da lei que cria a política municipal de habitação de Interesse social ,a Prefeitura já atua com ações estabelecidas pelo decreto municipal nº 32.619/2019, que define normas e procedimentos para a implantação do Programa de Melhoria Habitacional que segue o que dispõe o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS).

Nesse sentido, foram apresentadas as primeiras experiências que estão sendo realizadas na capital pernambucana. A assistência técnica gratuita de serviços de Arquitetura e Engenharia foi iniciada pelo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE). A primeira experiência realizada beneficiou famílias do Conjunto Habitacional Padre José Edvaldo Gomes, onde houve a construção de um conjunto habitacional pelo programa Minha Casa Minha Vida e onde o CAU atuou criando 91 projetos individuais para decoração dos apartamentos, realizando oficinas nas quais os moradores aprenderam como fazer luminárias, móveis etc.

A segunda experiência foi realizada por meio de convênio firmado entre o CAU-PE e a PCR, para elaboração de 50 projetos individuais de reforma e ampliação habitacional e projetos de áreas públicas para a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), João de Barros, primeira ZEIS urbanizada da cidade do Recife, localizada no bairro de Santo Amaro. Em seguida foi realizado trabalho de melhoria na ZEIS Aritana, com a realização de 25 projetos individuais e o projeto de uma praça que está com a prefeitura, responsável por captar recursos para a construção.

Em seguida, a secretária apresentou o Projeto Parceria na sua Casa, iniciativa da PCR com o objetivo de atender famílias de baixa renda com material de construção e assistência técnica para a execução dos serviços de engenharia e arquitetura e acompanhamento das obras que são realizadas com mão de obra da própria comunidade.

O secretário Paulo Ribeiro, por sua vez, informou que em Carpina e na Zona da Mata Norte, de maneira geral, o orçamento é um fator determinante. “A escassez de recursos é o grande impedimento para que possamos atuar mais”, explicou.

CREA CONVIDA

O Crea Convida tem por objetivo abordar e trazer ao conhecimento não só dos profissionais e empresas, mas da sociedade, temas relevantes que têm impacto na qualidade de vida, segurança e saúde dos cidadãos. Os internautas podem acompanhar a live e interagir com os convidados fazendo perguntas sobre o tema abordado por meio.