Crea-PE

Crea Desenvolve em Garanhuns destaca vocações locais e aponta alternativas para o desenvolvimento do Agreste pernambucano

Iniciativa do Crea-PE discutiu propostas para o fortalecimento da infraestrutura, produção agropecuária e geração de emprego e renda na região

“O Crea Desenvolve é o Crea-PE na estrada, debatendo desenvolvimento regional, dialogando com os profissionais e com a sociedade”, afirmou o presidente do Conselho, Adriano Lucena, durante a abertura do Crea Desenvolve realizado em Garanhuns, no Agreste pernambucano, nos dias 22 e 23 de agosto. Promovida pelo Crea-PE, a iniciativa tem o propósito de dar voz à comunidade local para apontar soluções conjuntas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento sustentável da cidade e da região.

No primeiro dia, os participantes assistiram a palestras sobre desenvolvimento regional, ministrada pelo vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, e sobre redução de custos na gestão municipal de energia, apresentada pelo engenheiro eletricista Milton Leôncio. A abertura contou também com a presença do diretor administrativo da Mútua, Aerton Nepomuceno; da inspetora coordenadora do Crea-PE em Garanhuns, Monnykhe Oliveira; da superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Helena Magalhães; do presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Pernambuco (ABEE-PE), Maurício Viana; da representante da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF), Bruna Trajano; e do presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Humberto Pessoa.

No sábado (23), a programação reuniu representantes do poder público municipal, da sociedade civil e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, todos engajados em debater e apresentar suas propostas para fomentar o desenvolvimento do território. Os participantes formaram grupos de discussão, divididos a partir dos eixos temáticos: Planejamento Municipal, Infraestrutura para o Desenvolvimento e Produção Agrícola, Pecuária e Florestal Sustentável. Ao final, as equipes apresentaram projetos, destacando as principais demandas que afetam a população e suas propostas de intervenção para o avanço da região. As contribuições abrangeram áreas como infraestrutura viária e energética, saneamento básico, gestão de recursos hídricos, recuperação de matas ciliares, assistência técnica a produtores rurais e fortalecimento de políticas públicas de convivência com o Semiárido.

“Saímos daqui com contribuições extremamente relevantes, aproveitando as vocações locais voltadas para áreas como infraestrutura, geração de emprego e renda, produção energética, gestão pública, agropecuária e produção florestal”, revelou o vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni. A geóloga Helena Porto, integrante da comissão organizadora do Crea Desenvolve, destacou o engajamento dos grupos em Garanhuns. “Contamos com a participação efetiva dos profissionais, da comunidade e dos gestores locais. As propostas construídas se mostraram extremamente relevantes para auxiliar no desenvolvimento da região do Agreste pernambucano,” disse.

Participando do evento, o engenheiro civil Manoel Elpídio ressaltou o caráter inovador da iniciativa: “O Crea Desenvolve Garanhuns foi uma oportunidade para construirmos propostas voltadas à melhoria da nossa cidade. Espero que isso se repita em outras regiões do estado,” afirmou.

Pular para o conteúdo