Crea-PE

Crea-PE abre espaço para debate sobre aviação regional

Projeto é um caminho para impulsionar o desenvolvimento de cidades de médio porte e toda uma cadeia produtiva

A aviação regional é um caminho para impulsionar o desenvolvimento de cidades de médio porte. A constatação é do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que coloca o Conselho no centro dessa discussão. “O grande debate aqui tem como foco a aviação regional. Nós queremos alavancar a aviação regional, queremos desenvolver as cidades de médio porte. Ligar Campina Grande (PB) a Caruaru (PE), a Salgueiro (PE), Serra Talhada (PE), Sobral (CE). É dar visibilidade e oportunidades a um Brasil que existe, mas que não tem essa infraestrutura”, explica Lucena.

O presidente do Crea recebeu nesta quinta-feira (12) o professor e especialista em transporte, José Larocerie, onde discutiram estratégias e ações para ampliar o debate e tornar a aviação regional uma realidade. “O Crea quer liderar esse movimento, junto às empresas, profissionais liberais, às universidades, com a retomada de um curso de pós graduação da área de transporte que envolvia todos os modais. A gente quer resgatar essa formação”, destaca Lucena.

No encontro, que contou com a presença do superintendente do Crea, Nielsen Christianni, e do assessor especial da presidência, Flávio Domingues, o professor José Larocerie declarou que há o interesse de provocar uma revisão do plano aeroviário. “O plano aeroviário contempla muito a aviação regional. É inclusive um plano diretor que gerencia o plano de desenvolvimento para que o setor possa se desenvolver, as intervenções, se vai precisar ampliar aeroporto, se não vai, se vai precisar construir ou não”, explica o especialista.

Pernambuco tem um plano aeroviário que foi feito em 1985 e revisado em 2002. O documento está na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco. Adriano Lucena se prontificou a buscar informações do plano com a secretária da pasta, Fernandha Batista.

“O primeiro passo para essa ação é ver o plano aeroviário, em que estágio ele está e atualizá-lo. É a partir deste plano que são definidas as ações do governo: investimento, prazos”, destaca Larocerie. Com isso, será possível buscar apoio de deputados, de emendas, “porque precisa dessa cadeia”, avalia o presidente do Crea.

Pular para o conteúdo