Crea-PE

Crea-PE apoia movimento Novembro Azul

Novembro_AzulO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) apoia, durante todo o mês de novembro, o movimento nacional de conscientização sobre o câncer de próstata. Conhecido como Novembro Azul, a campanha pretende alertar aos homens, principalmente os maiores de 45 anos, para os perigos da doença, sintomas e, claro, para a prevenção. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

– Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

– Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

– Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 45 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

– Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

 

Rui Gonçalves
Com informações do Instituto Lado a Lado

 

Pular para o conteúdo