Presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a chefe da Fiscalização, Daniele Castro e o fiscal Fábio Gilnei participam do I Encontro de Fiscalização no Crea-PI

854f4badaf1d8fb0b802be6c03ac6cb8O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, a chefe da Divisão de Fiscalização, Daniele Castro e o fiscal Fábio Gilnei participam, no Carnaubinha Praia Resort – Rodovia PI 315 Km 03 – Camoci, Luís Correia (PI), do I Encontro de Agentes de Fiscalização no Crea-PI. Realizado pelo Conselho piauiense, o evento tem como objetivo o aprimoramento das ações de fiscalização das atividades da Engenharia. Iniciado na noite da quarta-feira (28) segue até a sexta-feira (30).

Com a palavra, o presidente Evandro Alencar, elogiou a iniciativa e falou da importância de se fazer ações conjuntas sobre temas de interesse nacional para que se tenham entendimentos e procedimentos unificados. “Agradecemos o convite para participar desse evento, pois, como tenho dito, em cada uma destas oportunidades ensinamos um pouquinho e aprendemos um montão”, disse Evandro Alencar.

Convidada como palestrante, a chefe da Divisão de Fiscalização do Crea-PE, Daniele Castro, falou sobre a 46529c8901dfda7e66cc4c66f1d78925Fiscalização Dirigida em Assentamentos e Grandes Eventos, a exemplo do Carnaval do Recife. Já o fiscal Fábio Gilnei explicou a parte prática das fiscalizações realizadas nos assentamentos. “Nas fiscalizações que realizamos nos assentamentos fazemos um levantamento de tudo o que se faz na área ocupada e buscamos, caso não haja, a regularização por meio do Registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de empresa de assistência técnica. Atualmentc6c55757f0c91490aba54a85acf98a03e, de acordo com levantamento do Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária (Incra), há no Estado de Pernambuco 604 assentamentos e cinco empresas cadastradas para prestarem serviço de assistência Técnica”, explicou Fábio Gilnei.

Com a presença das equipes de fiscalização de regionais como: Pernambuco, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso, as atividades têm como tema: “Interagindo para Integrar”, focando na integração do conhecimento e na interação entre os regionais. A programação abordar ainda a legislação e os normativos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os desafios enfrentados pelos agentes e os projetos para otimização dos procedimentos.

Na mesa de honra da solenidade de abertura, além do presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, estavam a inspetora-chefe de Parnaíba, Deise Mattei, o advogado do Confea, João Augusto Lima, o presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PI, Carlos Pádua, o presidente do Clube de Engenharia do Piauí, Sandro Souza, o diretor geral da Mútua-PI, Ulisses Filho, além dos agentes de fiscalização do Crea-PI, Luciano Nunes, e do Crea-TO, Anderson Santana.

Na abertura, o presidente Paulo Roberto destacou a importância do evento na busca de melhorias nos procedimentos de fiscalização e agradeceu a confiança dos outros regionais e a presença e a dedicação dos agentes de fiscalização de todo o País.

“Esses serão dias de extremo valor para que cada contribua na construção das melhores práticas de fiscalização. Com total liberdade de expressão, o objetivo e o método do evento estão claros: permitir que todos possam dar uma parcela de contribuição no desenvolvimento das melhores estratégias, a partir da interação de nossos saberes e experiências cotidianas”, ressaltou Paulo Roberto.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE