Crea-PE busca parceria em projetos científicos com Governo de Goiás

Presidente do Conselho, Adriano Lucena, reuniu-se na última quinta-feira (6), com o presidente da Fapeg, Robson Dias

A passagem do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, por Goiânia (GO) foi além da participação na 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) e do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Ele aproveitou para reunir-se com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Dias, na última quinta-feira (6). Na pauta, estreitar o relacionamento com projetos de ciência e tecnologia realizados pelo Governo de Goiás.

A fundação está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás. A Fapeg tem por missão fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento. Na apresentação do trabalho da Fapeg, Dias detalhou que a fundação visa induzir e apoiar pesquisas científicas em áreas estratégicas para Goiás, além de investir na formação de recursos humanos qualificados para a ciência e a tecnologia e apoiar a difusão científica para aumento da competitividade e melhoria do desenvolvimento social e econômico em Goiás e no Brasil.

Presentes no encontro: Marcos Ariel, diretor de inovação da Fapeg; Leandro Souza, diretor científico do Ceagre (Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, parceiro da Fapeg; Vicente Almeida, assessor do Ceagre; Pedro Paulo Fonseca, diretor Administrativo do Crea-PE; Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE; Sérgio Silva, superintendente do Crea-MA; e Raimundo Nonato Neto, presidente da Associação de Engenheiros Florestais do Maranhão.

Num encontro que durou pouco mais de uma hora, Dias respondeu às perguntas dos presentes sobre o funcionamento da fundação, recursos, projetos e possibilidades de parcerias. “Qual o investimento feito pela Fapeg nos últimos três anos?”, inquiriu Lucena. “Setenta e oito milhões (de reais)”, respondeu Dias. “O Sistema (Confea/Crea) investiu em torno de R$ 36 milhões neste dois eventos (SOEA E CNP). Recursos que podem ser aplicados em projetos de pesquisa de inovação científica, beneficiando os profissionais e a sociedade”, pontuou o presidente do Crea-PE.

Pedro Paulo Fonseca questionou como o Crea-PE pode contribuir com os projetos da Fapeg. “A união da academia, governo e profissionais é um grande impulsionador para o desenvolvimento do País. O conselho tem uma forte comunicação com as bancadas políticas, que podem destinar recursos públicos em prol de projetos de assistência à sociedade”, ponderou Leandro Souza.

“O primeiro passo é fazer um mapeamento do Estado, seus pontos fortes, seus pontos fortes. Conhecendo o Estado, com suas potencialidades e fraquezas, é possível direcionar os recursos para os projetos certos, possibilitando o desenvolvimento do Estado e do País”, adiantou Robson Dias. O presidente da Fapeg colocou a fundação à disposição do Crea-PE para futuras parcerias.

“Falamos sobre o que temos em Pernambuco, investimento em ciência e tecnologia, a importância da engenharia, da agronomia e geociências. Essa troca de informações, esse conhecimento que tem que ser cada dia maior para servir a população de Pernambuco e do Brasil. Agora vamos procurar Fernando Jucá (secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco) para repassar o que vimos em Goiás”, adiantou Adriano Lucena, avaliando o encontro como extremamente positivo.