Crea Convida desta terça-feira (11) vai abordar o empreendedorismo na Engenharia

Debate apresenta curso da Abenc-PE, que acontece neste mês de outubro, com o objetivo de preparar os engenheiros para atuarem como empreendedores no mercado privado e público

Preparar o engenheiro para ser um empreendedor. Este é o objetivo do curso que a Associação Brasileira de Engenharia Civil (Abenc-PE) realiza no próximo dia 25 de outubro, e que será abordado no Crea Convida desta terça-feira (11). “É um mundo novo que o estudante de engenharia não aprende na escola”, afirma Stênio Cuentro, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e presidente da Abenc-PE.

O engenheiro Civil Stênio Cuentro será um dos palestrantes do encontro, junto com o engenheiro agrônomo Urbano Costa de Lins, presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Sertão de Pernambuco (Assea). “O Crea Convida vai debater e expor ao engenheiro de que forma ele se apresenta ao mercado privado e público”, explica o vice-presidente do Crea.

Stênio Cuentro lembra que o engenheiro é um profissional liberal e, por isso, também trabalha por conta própria, fazendo um serviço, um projeto, ou fiscalizando obras. Segundo ele, o curso vai mostrar o que o engenheiro precisa fazer para abrir uma empresa, as regras que deve atender, os documentos necessários para atuar como empreendedor.

Empreendedor há mais de 40 anos no Vale do São Francisco, Urbano Lins vai contar um pouco da sua trajetória e da história do polo de fruticultura irrigada. Lins se orgulha de ter ajudado a construir o que o Vale se transformou hoje. “Participamos dos primeiros projetos de irrigação e ajudamos a transformar a região em um celeiro da agricultura para a exportação”, lembra.

O engenheiro agrônomo disse que o Crea Convida será uma oportunidade para motivar os engenheiros com casos de sucesso na agronomia no Vale. E também de incentivar os profissionais a se planejarem e se capacitarem para também serem bem sucedidos. O presidente da Assea atua na área de projetos, consultoria e assistência técnica.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.