Crea-PE

Crea-PE celebra o Dia do Engenheiro de Pesca nesta quinta-feira (14)

Profissional é o responsável pelo bom aproveitamento dos recursos e das riquezas naturais aquáticas

O Crea-PE homenageia, nesta quinta-feira (14), os Engenheiros de Pesca. Os profissionais desempenham um papel estratégico para o bom aproveitamento dos recursos e das riquezas naturais aquáticas, buscando a sustentabilidade como forma de unir o econômico, o social e o ambiental.

O professor titular do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Vanildo Souza de Oliveira, explicou que o engenheiro de Pesca é um profissional eclético, que pode atuar nas áreas de cultivo de organismos aquáticos, na tecnologia de captura, no processamento do pescado, e em todas as áreas do aspecto ambiental. “O Engenheiro de Pesca é um produtor de alimentos dos recursos aquáticos, profissional de grande importante em um país que tem carência de proteína animal nas comunidades mais pobres”, pontuou.

A doutora em Aquicultura, Carol Torres, considera a Engenharia de Pesca importantíssima para sociedade. Para ela, a área realiza o aproveitamento dos recursos naturais e é responsável pelo cultivo dos organismos aquáticos, que estão presentes desde a alimentação humana até o entretenimento com os peixes ornamentais.

O engenheiro de Pesca, Maviael Fonsêca de Castro, disse que vive constantemente em contato com duas das mais ousadas e belas artes da humanidade. “A pesca, com todo seu ritual inspirou o homem a sempre ir mais longe. E a Engenharia, que dá asas aos sonhos, transpõe barreiras e permite ao homem avançar e sempre voltar se preciso for”.

Já a engenheira de Pesca da Secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Flávia Lucena, formada há 32 anos, se sente extremamente feliz e realizada com a profissão que escolheu. “A Engenharia de Pesca se tornou o caminho para que eu pudesse ajudar vidas, através do ensino e formação; da pesquisa, e atualmente na gestão pesqueira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Para Davi Mesel, a engenharia de Pesca desempenha o papel essencial na produção de alimentos, especialmente diante do crescente desafio de alimentar a população global em constante aumento.

 

 

Skip to content